sábado, 1 de abril de 2017

Como fazer lona, ​​tenda, ​​cobertor etc .. com "Parafilm"


Olá  amigos modelistas,   eu costumava  fazer  lonas  usando  ou folhas de chumbo finas retiradas de filme de dentista, ou a chamada  folha de prata boliviana de  artesanato, mas  estas tem  um certo defeito, a primeira por  ser  de tamanho pequeno, e a segunda por  requerer  uma boa mão de primer  antes de pintar e nunca confiar   que aquela tinta não vá descascar.


Depois, passei a  usar a técnica do Marcus Serra  de papel engomado com cola e depois  pintado - cliquem aqui para ver, mas eu recentemente  ganhei  um pedaço de  quase  um metro de Parafilm M®, de  um modelista de aviões, amigo do Ajaxque usa  este  Parafilm para fazer isolante de pintura de canopy para aviões - vide abaixo.








Eu já conhecia este produto fazia tempo e até usei muito, mas para isolar enxertos em plantas que eu fazia enxertia, isolando o pedaço aonde fora inserido o cavaco enxertado, mas nunca sequer imaginando o seu uso em modelismo, tempos depois, já sabendo da sua utilidade em modelismo, tinha visto ele sendo usado  para  fazer tendas e  resolvi experimentar  fazer lonas com ele, pois  apesar da técnica do meu amigo Marcus Serra ser muito boa e diga-se que é  a de melhor relação custo x benefício, o tal Parafilm um acabamento mais bem assentado e  uma aparência "em escala" mais  agradável  ao meu ponto de vista, especialmente em lonas dobradas.


Assim, junto com o modelista Ajax aqui do Rio de Janeiro, depois de vermos  um tutorial,  comecei a testar uma nova maneira de fazer o encerado / lona para o nosso modelo. E nós  aprovamos integralmente e usamos Parafilm a partir de agora.


O que é parafilm?  É um plástico (na verdade um termoplástico) flexível versátil resistente à  umidade  para uma ampla variedade de aplicações clínicas e industriais, a película Parafilm M®  tem sido utilizado  em ambientes de pesquisa e de laboratório científicos.


 É uma cobertura comprovada rápido, econômico ou rolha para tubos de ensaio, provetas, frascos, placas de Petri, frascos e vários instrumentos e objetos com superfícies irregulares.


Em termos de comparação seria  um plástico filme, daqueles tipos  usados em alimentos ou para tapar vasilhas em uso culinário.


 . É inodoro e semitransparente. Em seu uso de  laboratórios, a folha de Parafilm M® é uma película termoplástica, autovedante, que detém a perda de umidade para um mínimo e oferece uma excelente proteção de barreira para o conteúdo de tubos, frascos, tubos de cultura, etc ...


 Você ai deve estar  se perguntando  e dai qual  sua  utilidade  em modelismo, um dia algum modelista  pegou  ele e comprimiu contra um cockpit e descobriu  uma utilidade dele  como stencil isolante de pintura.


Mas além de ele ser flexívelele  é áspero e pega tinta, UAU! ao contrário  do  plástico filme ele  pode  ser  pintado, pois  ele além de ser desenvolvido pra  tapar vidraria de laboratório, pode ser usado como meio de cultura sobre si próprio e por isto pode  receber  uma camada  de  qualquer substancia sobre si, dai vamos  pintar para  fazer lonas.


Vamos  fazer  nossa primeira lona.


Sobre  uma superfície de papel estique  o pedaço de Parafilme que você  vai usar para  lona e já aplique  uma certa rugosidade de amassado ao mesmo.


Em seguida escolha a tinta ser aplicada, neste caso a Vallejo no proprio tom para lonas militares.
Começe aerografando com pouca pressão até cobrir  todo o Parafilme.

Abaixo vários pedaços aerografados, com diversas tintas acrílicas, não pintei com tinta sem ser base agua ou álcool, pois não quis arriscar por ser  um plástico el podia deformar ou ser atacado pelo solvente.


Abaixo um exemplo de uma lona que fiz para  meu AS-90





 



Esta camuflagem de inverno abaixo,  eu fiz para o Tipo-90. Tanque original logo abaixo.







O Meu Merkava I Abaixo. 









































Fazendo Rebites com agulhas



Foto 1 - agulha de seringa inicial 
foto 2 - discos para usar para cortar 
foto 3 - antes do corte, o disco está na máquina de perfuração 
foto 4 - depois de cortar 
foto 5 e 6 - após o corte e durante a nitidez, é melhor, de vez em quando , Para limpar o interior da agulha da seringa com uma agulha afiada 
foto 7 & 8 - 2 passos afiação: 1 - usando um arquivo e 2 - usando papel de areia diferente 
foto 9 - para remover os rebites de plástico Eu uso um fio de aço ou outra seringa Agulha, apropriada ao diâmetro interno do punção.