Hobby Boss T-26 MOD 1931
O T-26 foi um tanque de combate
soviético que era utilizado para apoio de infantaria, inspirado no modelo
britânico Vickers ("Vickers 6 - Ton" - 6 toneladas). O Vickers foi um
dos tanques mais bem sucedidos dos anos 30, sendo fonte de inspiração para o
exército vermelho.
A primeira versão do T-26, era armada com duas torretes -
assim como o Vickers - e sofreu muitas alterações nos modelos produzidos entre
1931 e 1941. Foi o tanque mais numeroso do exército vermelho até a invasão
germânica, na operação Barbarossa.
As primeiras ações se dão contra as forças
japonesas na Manchúria entre 1934 e 1935. Durante a Guerra Civil Espanhola
(1936-39), os republicanos espanhóis receberam 281 tanques T-26 (modelo 1933).
Esta foi de
longe a mais importante experiência de combate antes da Segunda Guerra Mundial
para as tropas e especialmente para as divisões blindadas da União Soviética.
Os tanques T-26 republicanos tiveram como oponentes nacionalistas os tanques
alemães (Panzer I) e italianos CV-33 - com armamento composto apenas por uma
metralhadora (no CV-33) e duas no Panzer I, o que fazia do T-26 um alvo
difícil.
Dotados com canhões de 37 ou 45 mm os T-26
facilmente destruíam os tanques nacionalistas. Porém não com o mesmo sucesso
faziam frente aos Antitanque, além do Coquetel Molotov, pois sua blindagem era
de apenas 16 mm na área frontal. As tropas nacionalistas chegaram a oferecer
500 pesetas da época por cada T-26 capturado, era um tanque que realmente
causava medo aos nacionalistas.
Os modelos capturados durante e depois da guerra,
assim como aconteceu com outros tanques (BT-7) e aeronaves (Tupolev SB,
Polikarpov I-15, Polikarpov I-16), permaneceram em serviço após muitos anos na
Espanha, sendo retirados, assim como as aeronaves, foram retirados em 1953.
Os T-26 mostraram-se os tanques leves mais bem
armados da década de 1930, porém sendo vulneráveis as minas e aos canhões
antitanque. A experiência na Guerra Civil Espanhola levou ao desenvolvimento
dos primeiros estudos do T-34 soviético, que se tornariam mais tarde um dos
tanques mais bem sucedidos da Segunda Guerra Mundial.
Na Guerra de Inverno contra a Finlândia ambos os lados
utilizaram esse modelo, mas com o detalhe de que os tanques finlandeses eram
Vickers 6-Ton tipo exportação com canhão antitanque Bofors de 37 mm, além do
canhão de apoio a infantaria Puteaux SA 18, o mesmo canhão usado no Renault
FT-17.
E assim como
na Espanha mostraram-se inadequados contra os antitanques e coquetéis molotov,
dezenas foram capturados e utilizado até muito depois do fim da guerra, até
1961.
Quando ocorreu a invasão germânica à União
Soviética, na Operação Barbarossa, os T-26 eram os tanques em maior número no
Exército Vermelho. A maior parte deles, entretanto, estava em condições
deploráveis e impossibilitados de combater, muitos caíram em mãos inimigas
simplesmente porque não puderam ser retirados, por causa de problemas
mecânicos, e muitos foram "canibalizados", ou seja, tiveram partes
úteis retiradas para reparar outros tanques.
Já se mostrava obsoleto, apesar de conseguir
combater com igualdade tanques como o Panzer II, Panzer 35(t), Panzer 38(t) e
Panzer III. A maior parte das perdas de T-26 foi por causa de ataques aéreos e
artilharia inimiga.
Começaram a ser retirados em 1942, quando a
produção começou se recuperar, novos tanques, como o T-34 e o KV-1, além dos
tanques britânicos enviados para ajudar os russos (Matilda II, Tanque Churchill)
e do programa de arrendamento Lend-Lease americano (M3 Lee e M4 Sherman
entraram em seu lugar.
Após a retirada da frente principal foram relocados
em locais secundários como a fronteira da Mandchuria e a fronteira com o Iran.
Mesmo assim viram a Batalha de Moscou 1941-42,
Batalha de Stalingrado e Batalha do Cáucaso 1942-43, sendo que alguns foram
operados na região de Leningrado até 1944.
Suas últimas batalhas foram a Operação Tempestade
de Agosto contra os japoneses em agosto de 1945, onde tinham superioridade de
números e podiam enfrentar o Type 95 Ha-Go e Type 97 Chi-Ha em igualdade.
ESPECIFICAÇÕES:
Tipo Carro
de combate de infantaria leve
Local de origem União Soviética
História operacional
Em serviço 1931-1945
União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, 1953 Espanha Nacionalista e 1961
Finlândia
Utilizadores Afeganistão - Alemanha Nazi - Espanha – Finlândia - Hungria - Roménia
Guerras Guerra
Civil Espanhola, Segunda Guerra Sino-Japonesa, Guerra de Fronteira
Sovético-Japonesa, Invasão Soviética da Polónia, Guerra de Inverno, Frente
Oriental (Segunda Guerra Mundial), Invasão anglo-soviética do Irã, Invasão
Soviética da Manchúria e a Guerra Civil Chinesa
Histórico de produção
Criador Vickers-Armstrongs,
OKMO (Opytniy Konstruktorsko-Mekhanicheskiy Otdel, 'Departamento de
Desevolvimento Mecânico Experimental') da fábrica Bolchevique em Leningrado.
Data de criação 1928-1931
Fabricante Fábrica
de Tratores de Volgogrado
Período de produção 1931-41
Quantidade produzida 10300
Variantes
T-26
modelo 1931 - Torretas gêmeas com metralhadoras.
T-26
modelo 1932 - Versão de torretas gêmeas com arma de 37mm em uma das torretas e
uma metralhadora na outra. Usado para liderar batalhões.
Outras sobre o mesmo chassis
T-26TU -
Versão de comando com rádio.
T-26
modelo 1933 - Torrete unica com canhão de 45mm. Versão com maior número de
variantes
T-26
modelo 1938 - Nova torreta semi-cônica com blindagem inclinada. Construção
soldada.
T-26
modelo 1939 (T-26S) - Torreta semi-cônica, blindagem incrementada com
inclinação em todos os lados; Construção soldada.
T-26A
tanque de suporta à artilharia - Torreta alargada com canhão de 76.2mm howitzer
Modelo 27/32. O Chassi foi sobrecarregado e poucas unidades foram construidas.
OT-26 -
lança-chamas, usando uma simples torreta MG-type.
OT-130 -
Lança-chamas variante do modelo 1933; usando canhão de 45mm, mas sem armamento
secundário.
OT-133 -
Lança-chamas variante do modelo 1939, sem canhão.
OT-134 -
Lança-chamas variante do modelo 1939, com canhão de 45 mm.
TT-26 -
Um tanque teleguiado de combate ("teletank" ou
"tele-tanque")
SU-5-1 -
"Canhão-automático". 76.2mm (poucas unidades produzidas).
SU-5-2 -
"Canhão-automático". 122mm howitzer (poucas unidades produzidas).
SU-5-3 -
"Canhão-automático". 152.4mm morteiro (poucas unidades produzidas).
TN (Tank
Nabludatel, "Tanque de observação") - versões experimentais de
observação do T-26-T, com cinco homens e rádio.
T-26-T -
Trator de artilharia armada cujo chassi serviu de base para os modelos do T-26.
Especificações
Peso 20 723
lb (9 400 kg)
Comprimento 16,01
ft (4,9 m)
Largura 11,19
ft (3,4 m)
Altura 7,91
ft (2,4 m)
Tripulação 3
Blindagem do veículo 6-25 mm
Armamento primário Canhão
de 37mm (45 mm no modelo 32)
Armamento secundário Duas metralhadoras 7,62 mm DT
Motor 4
cilindros à gasolina em linha refrigerado a ar T-26 (tipo Armstrong Siddeley)
91 hp (67 kW) à 2100 rpm
Suspensão Suspensão
semi-elíptica tipo de caminhão
Alcance Operacional 109
mi (175 km)
Velocidade 28
km/h estrada e 16 km/h terra
Este é o meu primeiro HobbyBoss. A empresa "irmã" da
TRUMPETER produziram uma quantidade justa de blindados, mas a maior parte, eles
têm sido itens da WWII e periféricos ou
os modernos.
De qualquer forma, para o kit ... Ele vem em uma
caixa pequena, mas muito resistente - definitivamente empilhável! Há um grande
número de pequenos sprues, e o numero de partes do kit é muito elevado para um tanque
diminuto (o casco é do tamanho do meu iPhone). Um rápido olhar para os sprues
ensacados irá dizer-lhe que as peças em quantidade, são da lagarta do
tanque que são link by link (peça a peça, ligada com um
pino) em ambos os lados.
Talvez seu kit mais grosseiro da Segunda
Guerra Mundial foi o carro blindado SdKfz 222 - um kit que tem alguns problemas
de forma significativa. Eu vou ser aberto e dizer que eu não tenho nenhuma
referência para o T-26 de dupla torre, além do que o leitor tem-se,
presumivelmente, ou seja, a internet. Como tal, este será uma avaliação do
tipo, "o que há na caixa.
Sabendo que todos nós podemos buscar na web quase
tudo nestes dias, eu não vou dizer muito sobre a história do T-26, mas basta
dizer que este tanque russo foi baseado em um projeto Inglês por Vickers, e foi
produzido em bastante grandes números na década de 1930.
E eu vi uma bela montagem, e muito detalhada, deste mesmo modelo neste site que me guiou na minha montagem - Lembrando que minha proposta era montar sem muitas modificações no modelo.
E eu vi uma bela montagem, e muito detalhada, deste mesmo modelo neste site que me guiou na minha montagem - Lembrando que minha proposta era montar sem muitas modificações no modelo.
Um rápido olhar sobre ele irá dizer-lhe que estava
completamente obsoleto pela época da eclosão da Segunda Guerra Mundial; na
verdade, foi provavelmente antes disso. O kit é rotulado como uma versão
Mod.1931 - o inicial - que é um pouco enganador, já que esta é apenas uma das
duas versões você pode construir a partir da caixa - o outro sendo a versão
Mod.1932.
O casco é moldado como uma peça única. Há rebite e
parafuso em todo detalhe, que parecem muito nítidos, e eu não vi nenhuma falha
ou intervalo. A suspensão é projetada para ser movel- realmente apenas alguma
utilidade se você está fazendo um um dio, mas no entanto é bom ter esta opção.
Existem duas unidades de suspensão de cada lado,
com quatro rodas de uma peça, e cada unidade compreende cerca de 15 partes.
Eles são ambos os tanques com torres gêmeas;
versões posteriores alterado para uma torre maior. O Mod.1931 tinha uma
metralhadora leve em cada torre, enquanto a Mod.1932 teve uma MG substituída
por um canhão 37 milímetros. Eu não acho que não revelar o fato de que você
pode construir a versão tanto óbvia do
título ou um que vem como opção um erro,
talvez um pouco de um descuido por
HobbyBoss - as pessoas gostam de saber o que eles podem construir diretamente
da caixa, ou quem sabe eles pretendam fazer outra arte e vender como outra
versão e faturar mais dos desavisados.
Como mencionado acima, existem duas configurações
para as torres individuais. Você pode ter ambas torres com uma arma única metralhadora
ou uma torre (à direita) armada com um canhão de 37 milímetros.
O mesmo formato da torre é usado em ambos os casos,
e novamente as escotilhas não pode ser colocada em aberto. As metralhadoras são
injetadas muito bem, mas de plástico com pequenos canos meio grande
(desproporcionais) em minha opinião; Eu ainda tenho que confirmar se há
qualquer aftermarket que você pode usar como substitutos, ou na falta destes
fazer com agulhas de injeção.
As lagartas são de links individuais e não vem pré-cortados como nos modelos de lagartas Magic
Dragon, então você vai ter que cortar cada um deles a partir do canal de
entrada.
Tenha em mente que são 113 links de cada lado. Cada
link tem um pino para fixação de cada lado, e estes são diferentes para cada
lado (T8-1 e partes # # T8-2), embora seja para se montar na mão, para que não haja erro é fornecido um pequeno gabarito para
auxiliar a construção e garantir que as lagartas fiquem alinhadas corretamente.
Construção parece bastante simples, no entanto. A
suspensão folha (partes # A4) estão adequadamente moldado, mas talvez não muito
se o critério for o padrão da Dragon ou Tasca. Ambos rodas tratoras e tensora são bem detalhadas, mas o primeiro
tem seis elementos estruturais de raios entre os dois discos de roda dentada
(partes # D9), que dever ser paralelos e não há nenhum pino de trava que coloque estes braços paralelos, deve se tomar
cuidado na hora de montar, para que fiquem alinhados.
Esta atenção aos detalhes na prestação de
diferentes pinos de lagarta, é realmente muito impressionante se pensarmos que é "apenas" um pequeno kit depois
de tudo. Eu não testei para ver se estes pinos da lagarta iam ficar no lugar
sem cola – e se eles, então vão ficar articulando totalmente.
A parte dianteira e traseira do casco compreendem
uma placa de cada um, com vários detalhes a serem adicionados. Estes incluem
dois tipos diferentes de entrada de ar (? Não achei referência de qual modelo usa cada um assim montei na indicação da instrução),
Cada um com uma grade PE foto-corrosão diferente.
Há também um painel de acesso e grade em PE e
algumas alças são fornecidas, bem que poderia vir com um
PE para fazer os para-lamas das lagartas - este é um detalhe muito bom e que diferencia o kit.
Uma única parte injetada
em plástico claro é usado para a lente do farol dianteiro.
Quanto às opções de marcação, estes giram em torno
de diferentes configurações de listras nas torres.
Em ambas as pinturas são descritas como 'Green russo "- este é a referência
básica da cor, mas eu acredito e acho
que a maioria das pessoas têm lá próprias preferências, levando em conta efeito
de escala, intemperismo atual e tendências de acabamento etc.
O feixe de molas vem moldado em uma única peça.
A grade do motor vem fazada em suas venezianas.
para-lamas injetados
Placa frontal - A escotilha do motorista em duas partes só pode ser
posicionado fechado, mas dado que não há interior (ou sempre susceptível de ser
de aftermarket) eu não acho que este é uma grande perda.
abaixo o modelo montado
Conclusão
Um kit bastante agradável, e já há aftermarket da VOYAGER MODELS (fotos abaixo) produzida para ele (no momento da montagem não havia), mas na verdade ele realmente não precisa de muita coisa de detalhamento. É
talvez um bom kit para um novato que quer dar o próximo passo, dadas as lagartas
link by link.
Em minha humilde opinião é um kit altamente recomendado para os fãs de modelos dos
modelos dos anos 1930 e inicio da segunda guerra mundial.
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