KFZ.15 Horch
O Horch 901 Tipo Efm Mittl. Einheits Pkw Kfz.15 é um veículo alemão criado pela Auto Union .
Classificado na categoria de veículos de transporte médio, esta veiculo, caracterizado por sua tração nas quatro rodas, é originalmente
destinado ao transporte de oficiais como Staff Car.
Permitia que se deslocasse nas estradas ou em terrenos
acidentados em boas condições e tinha capacidade para quatro pessoas.
O Horch era produzido em série pela empresa Horch. Mas como a empresa em questão não tinha capacidade suficiente de produção, e as autoridades alemãs logo solicitaram que a Wanderer Verke AG e a Opel assumissem parte da produção. As linhas de montagem que construíram o veículo funcionaram até 1943,
quando mais de 12.000 unidades deixaram as oficinas do Reich.
Vários modelos e variantes foram produzidas, desde ambulâncias, até veículos de comunicações, sendo icônico o utilizado por Rommel no deserto para seus deslocamentos ao front.
Erwin Rommel (à esquerda) em seu seu Horch de Commando.
O Horch 901 foi provando ser um veículo robusto e confiável, mas não menos sobrecarregado pelas condições de combate na Frente Oriental, onde haviam poucas estradas. Essas máquinas sofreram particularmente, apesar de sua tração quatro por quatro, e ainda havia o agravante de sua manutenção ser muito complexa. Eles foram equipados com vários motores ao longo do tempo. Por exemplo, o motor Horch 901 V-8 com capacidade de 3517 cm 3 foi produzido entre 1937 e 1940, enquanto o motor V-6 com 3.823 cm 3 foi produzido e utilizado durante 1940-1943.
Alguns Horch foram empregados para outras missões que não o transporte de oficiais ou
oficiais de estado-maior quando desempenham funções de comando. E inclusive foi usado como um trator para artilharia leve e Nebelwerfer , ambulância e transporte de tropas.
Características
- motor
- Cilindros: 6 Opel ou 8 Horch
- Deslocamento: 3 517 cm 3 (para o motor Opel), 2 823 cm 3 (para o motor Horch)
- Potência: 80 cv a 3500 rpm (para o motor Opel) 90 cv (para o motor Horch)
- Dimensões e pesos-capacidades
- Peso em ordem de combate: 2.700 kg
- Carga útil: 600 kg
- Comprimento: 4,40 m
- Largura: 1,68 m
- Altura: 1, 73 m
- Distância ao solo: 0,60 m
- Performances
- Velocidade: 90 km / h na estrada
- Autonomia: 400 km
O Modelo
O modelo é o kit da Italeri (foto abaixo), eu comprei ele de um modelista iniciante que tinha tentado montar ele, cometendo vários erros na montagem em especial na suspensão dianteira, aonde tive de gastar um tempo enorme corrigindo os erros e por isto não tenho fotos da montagem inicial do modelo.
Minha Intenção inicial era montar ele na versão que foi usada pelo exército do Brasil, na cor marrom, vide abaixo a foto original da parada do desfile de Independência e a mesma foto colorizada.
Embora tal cor marrom seja controversa para alguns modelistas eu tomo ela como a real usada, pois embora muito provavelmente o veiculo tenha vindo em padrão cinza escuro alemão, por volta de 1936, como haviam estoques de tinta marrom francesa e por os tanques da arma de cavalaria serem pintados nestas cores(vide abaixo), é bem plausível seu uso nestes carros.
Inclusive eu não concordo muito com o tom mais claro do marrom acima acho que devido a doutrina empregada naquela época ser ainda a da missão militar francesa, a tinta empregada era o marrom da artilharia francesa que é de um tom mais escuro, no tom marrom terra, vide abaixo exemplos.
Mas quando tudo já estava pronto para eu começar a fazer esta versão, achei na internet duas fotos que achei muito interessantes, e com marcações, que achei muito bonitas, além de diferente.
A foto mostra um grupo de alemães em um Horch com um soldado inglês prisioneiro, se deslocando em uma estrada no deserto.
O veiculo parece ser da Luftwaffe, pois a águia do símbolo no Paralamas é a mesma agua do dístico de rádio-operadores desta arma (vide abaixo).Colorizando as fotos e analisando, junto com o Christian Chriscolo Saavedra e com o Marcos Serra, chegamos a um consenso e ai enviei para o da CCS DECAIS para fazer os decais.
A montagem
Como disse que peguei o modelo já mio montado cheio de erros na montagem, coisa qeu alias é bem fácil de acontecer pois as instruções do kit são horrorosas e confusas, alem das arvorem nao terem classificação por letras, o que faz você perder um tempo enorme procurando a peça na grade.
Como pretendo comprar em breve o mesmo Modelo da Bronco Models (foto abaixo) para montar em outra versão, vou comparar este item como critério de avaliação.
Mas creio que por serem kits que tem mais de 30 anos de diferença entre um e outro as instruções deste modelo da Hobby Boss, alem do modelo em si serem imensamente melhores que este da Italeri.
Bem, como eu Já corrigi a suspensão e o encaixe do chassis com a carroceria, vou seguir mostrando a montagem daqui em diante.
A montagem tem diversos erros e vou tentar ir corrigindo ao longo da
montagem, uma destas são os Jerrycans que foram montados sem retirarem
a marca de moldagem e foram fixados em seu local no kit o que vai
dificultar muito sua miniatura, mas isto vou resolver mais adiante na
finalização do kit.
Retrovisores
A primeira coisa feita como detalhamento foi modificar os retrovisores, feitos com discos produzidos no punch and die.
As Balizas
A segunda coisa foi em virtude de um problema na montagem, o kit tem duas varetas de balizamento de manobras laterais, estas varetas com bolas na ponta que vemos acima do para-lamas nas fotos do caminhões Mercedes abaixo.
Quando fui retirar a peça da grade ela se partiu em dois, além de ser muito frágil ela esta injetada em uma posição que parece que só favorece a sua quebra e não a retirada da grade.
Comecei cortando um arame na espessura e tamanho da vareta do kit.
Coloque em uma superfície ou em um pedaço de fita crepe um bocado de cola branca e espere ela começar a secar a cola, e com o arame em uma pinça de bico fechado, passe ele na cola e deixe preso na pinça de cabeça para baixo para secar.
Repita a operação
Na terceira vez a minha cola já estava quase toda endurecida na fita aonde depositei ela.
Na terceira repetição ela já apresentava o tamanho ideal.
Compare a peça do kit com a que você fez e veja que a criada é muito mais real que a do kit.
Depois que repeti a operação para fazer o par das balizas, eu fui ver na foto do carro que pretendo fazer e descobri que o veiculo da foto só tem uma peça desta abaixo do lado direito do carro, embora tenha balizas nos dois lados este da foto só tem um lado o que pode ter sido retirado ou arrancado em uma batida.
E o pior foi que eu vendo a foto acima, descobri que o modelo é completamente diferente deste que fiz, mas vou guardar ele porquê o Opel Blitz usa deste tipo de bolinha e vou usar no futuro em um que vou montar.
A Estrela
Depois de perder um tempo enorme fazendo duas balizas, resolvi que dali em diante olharia a foto acima antes de fazer algo.
E um detalhe que notei foi que este Horch tem na tampa do radiador tem a estrela da Mercedes Bens, nada anormal pois a Mercedes tinha um veiculo na mesma categoria e que certamente podia usar tanto a tampa de radiador do Horch como Horch a da Mercedes.
Eu poderia pegar o Kit do caminhão Mercedes 3000 e copiar a estrelinha, mas resolvi fabricar uma.
Comece fazendo uma argola na medida do aro da estrela do adorno do radiador.
Deve ficar assim, depois de dobrada.
Abra as pernas do Sprue em um ângulo aproximado de 120 graus e fixe em uma superfície de papel.
Chegue o aro da estrela no vértice para ver se a estrela esta compatível com o tamanho do aro.
Dimensões checadas, chegue o sprue para fazer o terceiro raio da estrela, no vértice e fixe ele com cola bonder (SUPERCOLA de qualquer modelo).
Una eles todos com um pingo pequeno de cola Bonder.
Depois de unidos cheque o tamanho final.
Ajuste os Sprues e o aro na posição de serem colados unidos
Depois de unir provavelmente os espaços entre os raios da estrela podem estar preenchidos de Bonder, sopre para o buraco vazar, vide abaixo a cola que voou do meu sopro.
Depois de seco corte os sprue além dos aros.
Sprues cortados.
Depois de bem seca a cola corte rente ao aro.
Abra um furo na tampa do radiador.
Corte a estrela da sua base, se houver alguma rebarba ou pingo de cola retifique com uma lima de dentista, na foto ela aparece de cabo azul.
Encaixe ela no local e cole com Bonder, ela naturalmente devido a cola usada vai ficar com um relevo posterior que vai criar um aro posterior fazendo ela ficar com aspecto interno ao aro.
Pronto radiador com a estrela de Mercedes.
Lona da capota
Bem, eu tentei fazer a capota com papel embebido em cola branca, mas eu errei no tamanho que cortei para fazer e ficou uma lona imensa e horrível na aparência.
Nesta parte do serviço ganhei dois ajudantes que ficam olhando o que faço e no intervalo brigando como doidos nos meus pés.
Ai parti para outro método, que foi o seguinte:
Primeiro com ajuda da peça do kit cortei quatro varas da armação da lona.
Você vai pegar estas quatro travessas e amarrar elas nas pontas, e cola uma volta de papel e passa por cima uma camada de fita adesiva ou Parafilme, veja abaixo, como fica.
Compare o tamanho do pacote com as dimensões da peça do Kit para não ficar muito grande.
Com o estilete abra o filme na parte que vai ficar virada para cima, e comece a retirar as travessas, e suspender elas.
Uma
Tres
Uma
Duas
Tres
A quarta fica dentro do envelope de papel e parafilme.
Com ela já nesta fase eu poderia pegar um papel de maior gramatura do que o anterior e ir cortanto tiras e dobrando ao longo do comprimento e ir colocando entre as varetas.
Confira a peça de novo, desta vez em cima do veículo, para ver as dimensões.
Mas decidi arriscar outra solução, que se não ficar como eu quero vou refazer com esta solução tiras de papel.
Assim eu decidi usar uma técnica que uso para tapar buracos em peças que eu quero copiar em resina, é a do preenchimento com cola base Látex.
Confira a peça de novo, desta vez em cima do veículo, para ver as dimensões.
Mas decidi arriscar outra solução, que se não ficar como eu quero vou refazer com esta solução tiras de papel.
Assim eu decidi usar uma técnica que uso para tapar buracos em peças que eu quero copiar em resina, é a do preenchimento com cola base Látex.
Comece colocando gotas unindo as travessas mais próxima, deixa secar ou ficar com aquela capa seca na superfície, quando estiver assim coloque outra gota ao lado.
Repita, espere, repita, espere e assim vá fazendo, por toda armação até preencher tudo.
Coloque de novo em cima do veículo para ver como ficou a peça, no caso ela está alta, parecendo que está se abrindo, mas eu queria assim mesmo, pois vou deixar secar até amanhã, e ai a camada deve ficar fina e ai sim vou comprimir elas apertando entre as varetas para dar o efeito de dobra sanfonada.
A capa do Para-brisas
Comece embrulhando o para brisas em filme.
Um detalhe a parte que fica virada para o motorista deve ficar para cima pois o filme vai ultrapassar o tamanho do para-brisas e a ponta vai ficar pra baixo para não aparecer.
Aperte contra uma superfície para que um lado cole no do outro lado.
Coloque em cima de um papel toalha e fixe ele com cola e recorte o papel com uma sobra ao lado e com um comprimento que possa embrulhar ela.
Depois comece dobrar as laterais, para envelopar ela. Lembrando que as dobras devem ficar para o lado que vai ficar virado para baixo.
Vá fechando a peça com as dobras todas para o lado externo da peça pois é o que vai ficar virado para a tampa do motor do carro.
Veja na foto abaixo que a parte final fica uma linha demarcando o fim do papel.
Molhe a peça com cola e vá enrugando ela par a dar o aspecto de pano da capa do para brisas.Teste as duas peças para ver a aparência sobre o veiculo.
Agora é esperar as peças secarem completamente e seguir montando o modelo.
Continuando a capota.
Armação feita e seca é hora de comprimir ela,vai comprimindo de leve ate ficar do tamanho que deve ser, não se importe se o arame ficar ondulado, depois de comprimido você vai amarrar ele e ai você pode ajeitar e acertar isto com os dedos.
Este também é o momento de cortar os excessos e arredondar os cantos, na foto abaixo da para ver o tanto de excesso que retirei.
Peça limpa e amarrada até comprimir no tamanho ideal, conforme foto abaixo.
Como a cola de látex depois de seca, tende a voltar a posição inicial, como um elástico, assim tive de amarrar a peça depois de chegar na posição final que eu queria ela comprimida.
Comece unindo duas varetas em ângulo.
Repita o memso procedimento par ao outro lado.
Retire o estrado e fixe os suportes com Super Bonder, nesta fase decidi tapar a mala traseira com uma tampa, pois a montagem estava com problemas dentro do compartimento em especial nos jerycans que não sairiam sem correr o risco de quebrar o kit (lembrando que eu comprei o Kit já meio bem mal montado e estou tentando melhorar a coisa que ia mal), eu ia fazer lonas e mangueiras lá dentro entulhando e tapando tudo, mas decidi que era mais fácil colocar a tampa do compartimento e fechar tudo lá dentro e esquecer as partes mal feitas lá dentro.
Próximos passos unir as duas partes e cobrir a lona definitiva e depois refazer a base do notek light.
Como detalhe adicional eu fiz um amassado na calota, pode parecer besteira mas estes detalhes fazem a diferença no detalhamento do modelo.
Começando a fazer o suporte da pá e da picareta.
No lado direito fica o Suporte da Picareta, na foto eu passei um sprue para verificar o alinhamento das duas peças do suporte.
A Notek light é montada em um suporte de metal e não em um bloco sólido como vem no kit, então é retirar o bloco e fazer em metal o suporte em metal.
E refiz o encaixe da travessa da capota
Fiz um caimento com papel mais fino, para dar aparência de pano ao papel da capota.
Testando opções para o local.
Eu refiz também as setas laterais que são do modelo apelidado de "bananinha", portanto tem aparência diferente como se vê na foto do Original, ainda vou passar massa e alisar.
Coloquei também as tiram que prendem a capota a carroceria, feitas de fita crepe que descobri que só tinha um pedaço de 20 cm no rolo pois o pedreiro viu na minha mesa e usou sem qualquer cerimônia ou pedir.......ele me paga vou colocar vaselina dentro do tênis dele...a guardem....
A baliza correta também foi feita e comecei a lixar o modelo retirando marcas.
A sinaleira do outro lado já feita.ainda foi alisar o putty.
Passei o fio de ligar os faróis e as lanternas. Um problema aconteceu ao estilo Lei de Murphy nesta fase esbarrei com o bico da cola na estrela da Mercedes e encheu de cola o aro e estragou a estrela depois vou refazer .
Refiz os ganchos de reboque.
Acho que o Rommel gostou.
Próxima fase detalhes de finalização e pintura.
Continuando a capota.
Armação feita e seca é hora de comprimir ela,vai comprimindo de leve ate ficar do tamanho que deve ser, não se importe se o arame ficar ondulado, depois de comprimido você vai amarrar ele e ai você pode ajeitar e acertar isto com os dedos.
Este também é o momento de cortar os excessos e arredondar os cantos, na foto abaixo da para ver o tanto de excesso que retirei.
Peça limpa e amarrada até comprimir no tamanho ideal, conforme foto abaixo.
Como a cola de látex depois de seca, tende a voltar a posição inicial, como um elástico, assim tive de amarrar a peça depois de chegar na posição final que eu queria ela comprimida.
Vá para as pontas e corte elas em ângulo aproximado de 60 graus, como nas fotos abaixo.
Fazendo a armação da capota
Eu tenho mania de fazer tiras de plástico com sprue, mas o Rio de Janeiro e a cidade de Niterói, aonde moro, nestes dias está a verdadeira filial do inferno de tão quente, o calor está insuportável.
Devido a isto estou montando o modelo em uma área na frente de casa devido a uma brisa que vem do mar e torna possível aturar este calor. Mas isto teve um custo devido ao vento, não consegui fazer um sprue decente com este vento, abaixo os dois únicos que fiz e nenhum deles na espessura necessária.
Mas eu lembrei de uma dica de uma conversa que tive com o Marcos Serra, ele usa uma guilhotina de papel e eu tinha comprado uma também, que confesso estava esquecida, era a hora de usar ela.
Em instantes tinha vários sprue na espessura que necessitava.
Comece unindo duas varetas em ângulo.
Vá fazendo isto até ter quatro varetas unidas pela ponta e em um ângulo que a ultima vareta esteja em ângulo de aproximadamente 60 graus para coincidir com o estrado da lona.
Neste Ponto, meça a distancia do estrado da lona e a parte que chega na carroceria e corte as varetas.
No final devem coincidir ambas as partes e deve ficar como na foto abaixo.
Retire o estrado e fixe os suportes com Super Bonder, nesta fase decidi tapar a mala traseira com uma tampa, pois a montagem estava com problemas dentro do compartimento em especial nos jerycans que não sairiam sem correr o risco de quebrar o kit (lembrando que eu comprei o Kit já meio bem mal montado e estou tentando melhorar a coisa que ia mal), eu ia fazer lonas e mangueiras lá dentro entulhando e tapando tudo, mas decidi que era mais fácil colocar a tampa do compartimento e fechar tudo lá dentro e esquecer as partes mal feitas lá dentro.
Próximos passos unir as duas partes e cobrir a lona definitiva e depois refazer a base do notek light.
Continuando......
Bem eu viajei no fim do ano e levei o modelo e esqueci de fazer passo a passo do que ia fazendo assim vou atualizar com os resultados, abaixo a capota já terminada.
Reparem que comparando a minha capota acima e com a um modelo abaixo, que foi feito com a peça que vem no kit, acho que a minha ficou com aparência bem melhor.
Outros ângulos da capota.
Como detalhe adicional eu fiz um amassado na calota, pode parecer besteira mas estes detalhes fazem a diferença no detalhamento do modelo.
Começando a fazer o suporte da pá e da picareta.
No meio do trabalho um dos meus ajudantes dormiu.
No lado direito fica o Suporte da Picareta, na foto eu passei um sprue para verificar o alinhamento das duas peças do suporte.
A Notek light é montada em um suporte de metal e não em um bloco sólido como vem no kit, então é retirar o bloco e fazer em metal o suporte em metal.
E refiz o encaixe da travessa da capota
Fiz um caimento com papel mais fino, para dar aparência de pano ao papel da capota.
Testando opções para o local.
Eu refiz também as setas laterais que são do modelo apelidado de "bananinha", portanto tem aparência diferente como se vê na foto do Original, ainda vou passar massa e alisar.
Colocando os parafusos nas peças de metal, outro item que valoriza a modificação, dá trabalho mas fica outra coisa.
Coloquei também as tiram que prendem a capota a carroceria, feitas de fita crepe que descobri que só tinha um pedaço de 20 cm no rolo pois o pedreiro viu na minha mesa e usou sem qualquer cerimônia ou pedir.......ele me paga vou colocar vaselina dentro do tênis dele...a guardem....
A baliza correta também foi feita e comecei a lixar o modelo retirando marcas.
A sinaleira do outro lado já feita.ainda foi alisar o putty.
Passei o fio de ligar os faróis e as lanternas. Um problema aconteceu ao estilo Lei de Murphy nesta fase esbarrei com o bico da cola na estrela da Mercedes e encheu de cola o aro e estragou a estrela depois vou refazer .
Refiz os ganchos de reboque.
Acho que o Rommel gostou.
Próxima fase detalhes de finalização e pintura.
O modelo caiu no chão e eu parei ele por meses e retomei agora o trabalho reconstruindo os danos, ele quebrou os retrovisores e a suspensão estou refazendo.
refiz o retrovisor quebrado
refiz a suspensão quebrada
devido a quantidade de danos eu vou fazer ele brasileiro mesmo e vou comprar um Bronco models e fazer na versão alemã acima.
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