sábado, 29 de agosto de 2015

Bachem Ba345 Natter



















Em agosto de 1944, os bombardeiros aliados foram itinerante I acima do Reich em tais números se tornou evidente que não há meios ordinários poderiam detê-los. Foi então que o .idea de "Natter" (alemão para Viper) foi concebido e quatro designers, Heinkel, Junkers, Messerschmitt e Bachem, foram encaminhados para apresentar planos. Projeto do Dr. Bachem foi escolhido e em novembro do mesmo ano Natter BP-20 voou pela primeira vez. Menor do que o Me-163 (span, 13 pés; de comprimento, 20 pés, 6 polegadas) e mais simples para construir (célula de madeira necessária apenas 600 horas-homem) parece mais como um mock-up de um lutador de pleno direito na concepção. Natter estava meio artilharia antiaérea, metade interceptor. Devido à área de decolagem curta exigida era bem adequado para fechar defesa de alvos vitais e pilotos necessários muito pouco treinamento. Lançado a partir de uma rampa quase vertical, alimentado por uma unidade de foguete Walter semelhante ao utilizado no Me-163, a velocidade inicial de subida foi calculada a 37.000 pés por minuto, a velocidade superior a mais de 600 milhas por hora. Um míssil controlado até dentro de uma milha de seu alvo, o piloto assume então, alija o cone do nariz expondo 24 Fohn 7,3 foguetes calibre que são disparados em um salva. Protegido pela armadura cabine excepcionalmente pesado e apresentando um pequeno alvo de frente, o piloto é virtualmente invulnerável ao fogo inimigo. Seu principal perigo está na descolagem e descida. Indo .j ~ um mergulho depois de dois minutos ou menos no ar, ele afiança para fora e uma seção da fuselagem contendo a. unidade foguete desce igualmente por pára-quedas. No papel, a Natter é uma arma formidável. Tem sido relatado em acção em várias ocasiões, mas pode ter sido confundido com o Me-163.
 
Nesta época de canetas descartáveis, fraldas descartáveis, lâminas de barbear descartáveis ​​e câmeras descartáveis, a idéia de uma aeronave de caça tripulado descartável ainda parece ridículo. No entanto, a Bachem Ba-349 Natter era tal aeronave, essencialmente um míssil tripulado superfície-ar que era uma resposta imaginativa mas fatalmente falho para um problema desesperado. Ele também foi o primeiro lutador vertical-decolagem já construído e, certamente, a primeira onde se esperava que o piloto para socorrer em cada missão.


Bachem Werke GmbH foi fundada em 10 de Fevereiro de 1942, por Diplomeur Ingenieur Erich Bachem, anteriormente o Technischer Direktor de Fieseler Flugzeugbau. Bachem fabricadas peças de reposição para os lutadores de pistão de motores e outros equipamentos da aeronave antes de seu momento de fama com o projeto Natter. Esse projeto teve sua origem em uma proposta em 1939 pelo engenheiro de foguetes, observou o Dr. Werner von Braun, que se tornaria o pai do míssil balístico V-2 e, mais tarde, o programa espacial dos Estados Unidos. Esta proposta foi rejeitada como inviável pela Reichluftfahrtministerium (Ministério da Aeronáutica RLM-alemão), mas encontrou um entusiasta em Bachem que tentou, e falhou, para gerar interesse em várias propostas diferentes para um interceptor foguete ao longo das linhas sugeridas por von Braun.
Tempo, ea fortuna mudando da Alemanha, fez muito para alterar definição de impraticável e inviável do RLM. Na primavera de 1944, o bombardeio ofensiva aliada estava tomando um pedágio sério sobre a capacidade industrial alemão, para não falar de cidades alemãs. Nenhum dos métodos convencionais utilizados pela Luftwaffe estavam tendo muito efeito, para que o serviço começou a explorar meios menos convencionais, juntamente com um novo plano de defesa de ponto projetado para simplificar a defesa aérea da Vaterland. A idéia básica por trás do ponto-defesa era dividir: a Alemanha em "caixas" geográficas ou parcelas de terra. Cada caixa conteria seus próprios interceptores especificamente atribuídas e como os bombardeiros aliados passou em cima desses interceptadores se levantaria como um enxame de vespas para atacá-los. Como os bombardeiros voaram sobre, assim que eles se encontrariam um tal ataque após o outro, passando de caixa para a caixa. Um novo tipo de lutador que seria necessário, uma que não só seria mais barato para construir, mas poderia ser construído a partir de materiais não-estratégicos por trabalho semi-especializado. Ele também deve ter baixo peso, a velocidade para fugir dos Aliados caças de escolta e (espero) ser robusta e reutilizável. O sistema de caixa feita de longo alcance desnecessário, pelo que esta não seria uma consideração.
 

O Gabinete Técnico RLM emitiu uma exigência para tal lutador e vários fabricantes foram convidados a apresentar propostas no final daquele ano. Entre eles estava Diplomeur Ingenieur Erich Bachem que fez sua primeira aparição com a apresentação do BP (Bachem Projekt) 20 Natter (Adder). A BP-20 foi concebido como uma pequena interceptor dispensável leve, capaz de destruir qualquer bombardeiro inimigo usando as despesas arma menos possível. A aeronave seria foguete alimentado e empregam uma decolagem vertical seguida de descida e aterragem de piloto e motor por pára-quedas separadas separado. (A capacidade de recuperar o motor do foguete para reutilização foi considerado uma característica importante desta aeronave, que era essencialmente um míssil tripulado.) Por este método, acreditava-se que os pilotos com pouca ou nenhuma experiência seria necessário apenas voo rudimentar e instrução de tiro, em vez de gastar recursos de treinamento valiosos sobre as subtilezas de treinamento de vôo, tais como ser capaz de pousar a aeronave. Um número razoável de tais interceptores e locais de lançamento poderia ser instalado em torno de objectivos industriais essenciais para fazer atacando bombardeiros aliados pagar um preço proibitivo.




O projeto era simples. A fuselagem foi comparativamente bruto, em grande parte, de construção de madeira e estava a ser construído sem o uso de colagem prensas ou gabaritos complexos. A maioria das peças pode ser feita em pequenas marcenarias através da Alemanha, sem interferir com as necessidades existentes da indústria aeronáutica. De acordo com Bachem, apenas 600 horas-homem seria necessária para a produção de uma célula, excluindo o motor de foguete, que foi relativamente simples de fabricar, quando comparado a um turbo-jacto sofisticado. Este motor foi o mesmo motor de base utilizada na interceptor Me-163 Komet, um Walter 109-509A que utilizada a reacção entre os dois produtos químicos, t-Stoff (uma solução altamente cáustica concentrada de peróxido de hidrogénio e um estabilizador) e C-Stoff ( uma mistura de hidrato de hidrazina, álcool, metanol, e água) para fornecer 3,740 lb (1,700 kg) de empuxo. Energia extra para a decolagem foi gerada por quatro propulsores de foguetes de combustível sólido aparafusadas à fuselagem traseira. As asas curtas curtas não tinha ailerons, controle lateral exercida pelo uso diferencial dos elevadores montados em uma cauda em forma de cruz aumentada por palhetas guidel posicionados na pena de exaustão do foguete principal. . O cockpit foi blindados e armamento consistia de 24 não guiados Henschel Hs 217 Föhn 73 mm foguetes montados em tubos no nariz da aeronave e coberta por um cone de nariz.

Na operação, o Natter seria lançado a partir de um 79 pés (24 metros) torre. Trilhos de guia estabilizaria as pontas das asas e menor tailfin até a torre foi desmarcada. (Para o fim da guerra, como o aço tornou-se escasso, a torre foi substituído por um simples 29 pés [9 metros] poste de madeira com um par de trilhos de lançamento encurtados aparafusadas a ele. Comum a ambos os modelos foi a necessidade de um concreto sólido fundação para a qual o pórtico poderia ser garantido, embora a versão poste de madeira pode ser rapidamente desmontado e removido de uma montagem definido em tal base.) Controles seria bloqueado durante o lançamento. Cerca de 10 segundos após o lançamento, os impulsionadores de combustível sólido iria queimar e ser destacado por parafusos explosivos e os controles se torne operacional. Piloto automático da aeronave seria controlado a partir do solo por rádio; o piloto poderia assumir o controle manual a qualquer momento. O Natter iria acelerar para cima com uma taxa de subida proposto de 37, 400 pés (11.563 metros) por minuto até atingir a altitude das formações de bombardeiros aliados que podem ir da 20.000 pés a 30.000 pés (6.250 metros para 9.375 metros). O piloto, então, assumir o controle do Natter, dirigi-lo no fim, abandonar o cone do nariz, e disparar todos os 24 dos foguetes simultaneamente como uma enorme arma para o homem-bomba. O combustível de foguete estariam esgotados até agora e que o piloto foi para deslizar para baixo, para cerca de 4.500 pés (1.400 metros). Ele, então, liberar o cinto de assento e disparar um anel de parafusos explosivos para explodir fora da seção do nariz inteiro. Um pára-quedas implantaria simultaneamente a partir da fuselagem traseira ea desaceleração súbita, literalmente, jogar o piloto do seu assento. O piloto ativaria seu próprio pára-quedas depois de esperar um intervalo seguro para limpar os bits de queda Natter. O pessoal de terra recuperaram o motor Walter de usar novamente, mas a fuselagem foi agora sucata. Também foi previsto que o Natter poderia ser usado para dotar a frota de superfície restante com uma capacidade de defesa aérea até então negados os navios como o Kriegsmarine faltava porta-aviões e trilhos de lançamento inovadoras do Natter poderiam ser montados em qualquer navio de guerra, se necessário.
 
 
Além Bachem, outras três empresas apresentaram propostas para a Jägernotprogramm (Programa de lutador de Emergência). O corredor da frente era Ernst Heinkel AG com sua P.1077 Julia que decolou de um trilho e caiu em uma plataforma como o Me-163, o segundo colocado foi o Junkers Flugzeug und de Motorenwerke EF-127 Walli; P.1104 do Messerschmitt AG também estava na corrida. Como esperado, Heinkel ganhou o contrato; Heinkel era um fabricante de aeronaves preferido e estabelecido e já tinha a sua própria loja de madeira dedicado em Viena, que pode ser preparado para construir a Julia muito rapidamente. Além disso, o P.1077 foi fácil e barato para construir e teve baixos custos operacionais. O projeto Heinkel tinha estado em desenvolvimento desde agosto e foi concedida a comissão ponto-defesa no dia 8 de setembro.


Bachem agora mexeu os pauzinhos para conseguir sua proposta aceitos. Não seria a primeira vez que ele tinha feito isso; ele tinha apresentado a proposta BP-20 através de canais influentes, mas não-oficiais oferecidos por seu colaborador próximo Hans Jordanoff, e como Diretor Técnico da Fieseler-Werke, construtores da bomba vôo V-1, ele também tinha laços estreitos com Peenemünde, o alemão foguete e facilidade de pesquisa jato. As cordas que ele puxou agora pertencia a uma das pessoas mais poderosas na hierarquia nazista, Reichsführer Heinrich Himmler, chefe da temida Shutzstaffel (pessoal SS-de Proteção Individual). Himmler viu a possibilidade de estabelecer uma frota de aeronaves fora do controle da Luftwaffe ea RLM e assinou uma ordem para 150 de máquinas de Bachem, utilizando fundos da SS. Alarmado, o RLM agora aprovado projeto de Bachem e colocou sua própria ordem de 50 da aeronave sob a designação Ba-349 Natter (Adder).


Com ordens tanto da Luftwaffe ea SS Führungshauptamt (Escritório de Planejamento), Bachem definido em transformar seu projeto em realidade. Bachem montar uma fábrica para projetar e construir o seu sonho em Waldsee no Schwarzwald (Floresta Negra) cerca de 25 milhas (40 km) do Bodensee (Lago de Constança). Modelos de túnel de vento que foram construídos no início do programa foram enviados para fora para testes e os únicos resultados retornados para os designers foram Bachem que seria satisfatório até velocidades de cerca de 685 mph (1102 km / h). Até novembro de 1944, o primeiro Natter estava pronto para testes configurados como um planador sem motor. Um bombardeiro Heinkel He-111 realizado um a 18.000 pés (549 metros) e liberado. O piloto encontrou a aeronave fácil de controlar. Em 3.200 pés (1.000 metros), ele disparou os parafusos explosivos e a sequência de escape funcionou como projetado. Um lançamento vertical, alimentado falhou em 18 de dezembro por causa de defeito de design equipamento de terra. Em 22 de dezembro, a aeronave fez seu primeiro lançamento bem sucedido com os impulsionadores de combustível sólido só porque o motor Walter não estava pronto. Dez lançamentos mais bem sucedidos seguido durante os próximos meses. No início de 1945, o motor Walter chegou eo Natter lançado com sucesso com um sistema de propulsão completa em 25 de Fevereiro de 1945, transportando um piloto manequim. O lançamento provou que o perfil de voo completo era viável. Tudo correu conforme o planejado, incluindo a recuperação do manequim piloto e motor de foguete Walter. Um vôo motorizado tripulada foi próximo eo primeiro teste veio em 28 de fevereiro, quando Oberleutnant Lothar Siebert subiu em um Ba-349, amarrado, e disparou para fora da torre de lançamento. Em cerca de 1600 pés (500 m), o Natter lançar sua copa e encosto de cabeça e desviou o avião e voou para o chão, matando Siebert. Nenhuma causa foi determinada, mas a equipe de terra pode não ter conseguido travar o dossel e que poderia ter atingido o piloto. Apesar da tragédia, mais pilotos se ofereceram para voar ea equipe Bachem lançou três vôos março

Para todo o esforço, o Natter nunca viu a ação. Diversas fontes afirmam (a evidência para isso é inconclusivo) que uma bateria de dez Nattern foi constituída por voluntários em Kirchheim, perto de Stuttgart. Os pilotos estavam alerta dia após dia, mas não há bombardeiros norte-americanos voaram para intervalo. O Sétimo exército dos Estados Unidos invadiram o local, mas não antes que os alemães explodiram todos os dez Nattern e seus lançadores. Tanques franceses avançaram em Waldsee de abril de 1945, e um grande número de peças de reposição da fábrica Bachem foram captured- apenas alguns dias antes de os franceses chegaram, quinze motores de foguetes destinados a Nattern havia sido jogado no lago Waldsee para impedir a sua captura. O segredo não foi bem mantido, todavia, e todos foram mais tarde recuperados.

Apenas dois autêntica Nattern sobrevivem até hoje. Um deles é no Museu Deutsches em München (Munique), restaurada com as cores e marcas de uma das aeronaves não tripuladas teste. National Air and Space Museum da Smithsonian Institution, em Washington DC tem a outra Natter que foi capturado por forças norte-americanas no final da guerra e enviá-lo para Freeman Field, Indiana, para análise. O número do equipamento capturado T2-1 foi designado para o Natter e da Força Aérea dos Estados Unidos transferiu-o para o Museu Nacional do Ar (agora NASM) em 1 de maio de 1949. As réplicas existem em vários outros museus, incluindo Planes of Fame em Chino, CA ea Fantasia de museu vôo em Polk City, FL.

Muitos dos Wunderwaffen (armas maravilhosas) que os alemães desenvolveram durante os últimos anos do Terceiro Reich foram verdadeiramente revolucionária e poderia ter mudado o curso da guerra se tivessem chegado mais cedo. Entre estes estão a caça a jato Me-262, o Schnörkel que permitiu submarinos para recarregar as baterias debaixo d'água, o míssil balístico V-2 (este foi prejudicado pela falta de uma ogiva eficaz) eo ar Hs-293 ​​para a superfície de mísseis anti-shipping . Outros ainda eram invenções dignas do cartunista americano Rube Goldberg e seus egos alter Boob McNutt e professor Lúcifer Gorgonzola Butts. Alguns destes eram o canhão de longo alcance V-3 Hochdruckpumpe, o He-162 Salamander e o míssil tripulado Fi-103r Reichenberg. Infelizmente, o Bachem Natter devem ser contados na última categoria. Há provavelmente um número de alemães desfrutando de uma velhice confortável hoje precisamente porque o Natter não entrou em operação. Treinamento de vôo realista era quase impossível utilizando uma aeronave que se destruiu depois de cada vôo e como Oberleutnant Siebert tinha demonstrado, o procedimento bail-out foi problemática. Nem teria sido eficaz; uma vez que os alemães ergueram um local Natter, US Army Air Forces greve planejadores poderia facilmente ter encaminhado os bombardeiros para fora do caminho do mal. É provavelmente seguro dizer que Adder de Bachem foi uma má idéia desde o início e que sem a pressão da campanha de bombardeio e influência política do Reichsführer Himmler, que teria sido reconhecida como tal.







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