domingo, 17 de maio de 2015

Hobby Boss T-26 MOD 1931

Hobby Boss T-26 MOD 1931

O T-26 foi um tanque de combate soviético que era utilizado para apoio de infantaria, inspirado no modelo britânico Vickers ("Vickers 6 - Ton" - 6 toneladas). O Vickers foi um dos tanques mais bem sucedidos dos anos 30, sendo fonte de inspiração para o exército vermelho. 

A primeira versão do T-26, era armada com duas torretes - assim como o Vickers - e sofreu muitas alterações nos modelos produzidos entre 1931 e 1941. Foi o tanque mais numeroso do exército vermelho até a invasão germânica, na operação Barbarossa.




As primeiras ações se dão contra as forças japonesas na Manchúria entre 1934 e 1935. Durante a Guerra Civil Espanhola (1936-39), os republicanos espanhóis receberam 281 tanques T-26 (modelo 1933).
 
 Esta foi de longe a mais importante experiência de combate antes da Segunda Guerra Mundial para as tropas e especialmente para as divisões blindadas da União Soviética. Os tanques T-26 republicanos tiveram como oponentes nacionalistas os tanques alemães (Panzer I) e italianos CV-33 - com armamento composto apenas por uma metralhadora (no CV-33) e duas no Panzer I, o que fazia do T-26 um alvo difícil. 


Dotados com canhões de 37 ou 45 mm os T-26 facilmente destruíam os tanques nacionalistas. Porém não com o mesmo sucesso faziam frente aos Antitanque, além do Coquetel Molotov, pois sua blindagem era de apenas 16 mm na área frontal. As tropas nacionalistas chegaram a oferecer 500 pesetas da época por cada T-26 capturado, era um tanque que realmente causava medo aos nacionalistas. 


Os modelos capturados durante e depois da guerra, assim como aconteceu com outros tanques (BT-7) e aeronaves (Tupolev SB, Polikarpov I-15, Polikarpov I-16), permaneceram em serviço após muitos anos na Espanha, sendo retirados, assim como as aeronaves, foram retirados em 1953. 


Os T-26 mostraram-se os tanques leves mais bem armados da década de 1930, porém sendo vulneráveis as minas e aos canhões antitanque. A experiência na Guerra Civil Espanhola levou ao desenvolvimento dos primeiros estudos do T-34 soviético, que se tornariam mais tarde um dos tanques mais bem sucedidos da Segunda Guerra Mundial. 


Na Guerra de Inverno contra a Finlândia ambos os lados utilizaram esse modelo, mas com o detalhe de que os tanques finlandeses eram Vickers 6-Ton tipo exportação com canhão antitanque Bofors de 37 mm, além do canhão de apoio a infantaria Puteaux SA 18, o mesmo canhão usado no Renault FT-17.


 E assim como na Espanha mostraram-se inadequados contra os antitanques e coquetéis molotov, dezenas foram capturados e utilizado até muito depois do fim da guerra, até 1961. 


Quando ocorreu a invasão germânica à União Soviética, na Operação Barbarossa, os T-26 eram os tanques em maior número no Exército Vermelho. A maior parte deles, entretanto, estava em condições deploráveis e impossibilitados de combater, muitos caíram em mãos inimigas simplesmente porque não puderam ser retirados, por causa de problemas mecânicos, e muitos foram "canibalizados", ou seja, tiveram partes úteis retiradas para reparar outros tanques. 


Já se mostrava obsoleto, apesar de conseguir combater com igualdade tanques como o Panzer II, Panzer 35(t), Panzer 38(t) e Panzer III. A maior parte das perdas de T-26 foi por causa de ataques aéreos e artilharia inimiga. 

Começaram a ser retirados em 1942, quando a produção começou se recuperar, novos tanques, como o T-34 e o KV-1, além dos tanques britânicos enviados para ajudar os russos (Matilda II, Tanque Churchill) e do programa de arrendamento Lend-Lease americano (M3 Lee e M4 Sherman entraram em seu lugar. 


Após a retirada da frente principal foram relocados em locais secundários como a fronteira da Mandchuria e a fronteira com o Iran.


Mesmo assim viram a Batalha de Moscou 1941-42, Batalha de Stalingrado e Batalha do Cáucaso 1942-43, sendo que alguns foram operados na região de Leningrado até 1944. 


Suas últimas batalhas foram a Operação Tempestade de Agosto contra os japoneses em agosto de 1945, onde tinham superioridade de números e podiam enfrentar o Type 95 Ha-Go e Type 97 Chi-Ha em igualdade.


ESPECIFICAÇÕES:
Tipo     Carro de combate de infantaria leve
Local de origem          União Soviética
História operacional
Em serviço      1931-1945 União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, 1953 Espanha Nacionalista e 1961 Finlândia
Utilizadores     Afeganistão -  Alemanha Nazi -  Espanha – Finlândia -  Hungria - Roménia
Guerras           Guerra Civil Espanhola, Segunda Guerra Sino-Japonesa, Guerra de Fronteira Sovético-Japonesa, Invasão Soviética da Polónia, Guerra de Inverno, Frente Oriental (Segunda Guerra Mundial), Invasão anglo-soviética do Irã, Invasão Soviética da Manchúria e a Guerra Civil Chinesa
Histórico de produção
Criador           Vickers-Armstrongs, OKMO (Opytniy Konstruktorsko-Mekhanicheskiy Otdel, 'Departamento de Desevolvimento Mecânico Experimental') da fábrica Bolchevique em Leningrado.
Data de criação          1928-1931
Fabricante       Fábrica de Tratores de Volgogrado
Período de produção 1931-41
Quantidade produzida           10300
Variantes
    T-26 modelo 1931 - Torretas gêmeas com metralhadoras.
   T-26 modelo 1932 - Versão de torretas gêmeas com arma de 37mm em uma das torretas e uma metralhadora na outra. Usado para liderar batalhões.
Outras sobre o mesmo chassis
    T-26TU - Versão de comando com rádio.
    T-26 modelo 1933 - Torrete unica com canhão de 45mm. Versão com maior número de variantes
    T-26 modelo 1938 - Nova torreta semi-cônica com blindagem inclinada. Construção soldada.
    T-26 modelo 1939 (T-26S) - Torreta semi-cônica, blindagem incrementada com inclinação em todos os lados; Construção soldada.
    T-26A tanque de suporta à artilharia - Torreta alargada com canhão de 76.2mm howitzer Modelo 27/32. O Chassi foi sobrecarregado e poucas unidades foram construidas.
    OT-26 - lança-chamas, usando uma simples torreta MG-type.
    OT-130 - Lança-chamas variante do modelo 1933; usando canhão de 45mm, mas sem armamento secundário.
    OT-133 - Lança-chamas variante do modelo 1939, sem canhão.
    OT-134 - Lança-chamas variante do modelo 1939, com canhão de 45 mm.
    TT-26 - Um tanque teleguiado de combate ("teletank" ou "tele-tanque")
    SU-5-1 - "Canhão-automático". 76.2mm (poucas unidades produzidas).
    SU-5-2 - "Canhão-automático". 122mm howitzer (poucas unidades produzidas).
    SU-5-3 - "Canhão-automático". 152.4mm morteiro (poucas unidades produzidas).
    TN (Tank Nabludatel, "Tanque de observação") - versões experimentais de observação do T-26-T, com cinco homens e rádio.
    T-26-T - Trator de artilharia armada cujo chassi serviu de base para os modelos do T-26.
Especificações 
Peso    20 723 lb (9 400 kg)
Comprimento 16,01 ft (4,9 m)
Largura           11,19 ft (3,4 m)
Altura 7,91 ft (2,4 m)
Tripulação       3
Blindagem do veículo            6-25 mm
Armamento primário Canhão de 37mm (45 mm no modelo 32)
Armamento secundário          Duas metralhadoras 7,62 mm DT
Motor 4 cilindros à gasolina em linha refrigerado a ar T-26 (tipo Armstrong Siddeley)
91 hp (67 kW) à 2100 rpm
Suspensão       Suspensão semi-elíptica tipo de caminhão
Alcance Operacional    109 mi (175 km)
Velocidade     28 km/h estrada e 16 km/h terra



 
Este é o meu primeiro   HobbyBoss. A empresa "irmã" da TRUMPETER produziram uma quantidade justa de blindados, mas a maior parte, eles têm sido itens da  WWII e periféricos ou os modernos. 

 De qualquer forma, para o kit ... Ele vem em uma caixa pequena, mas muito resistente - definitivamente empilhável! Há um grande número de pequenos sprues, e o numero de  partes do kit é muito elevado para um tanque diminuto (o casco é do tamanho do meu iPhone). Um rápido olhar para os sprues ensacados irá dizer-lhe que as peças em quantidade, são da lagarta do tanque  que  são link by link (peça a peça, ligada com um pino) em ambos os lados. 


 
Talvez seu kit  mais grosseiro da   Segunda Guerra Mundial foi o carro blindado SdKfz 222 - um kit que tem alguns problemas de forma significativa. Eu vou ser aberto e dizer que eu não tenho nenhuma referência para o T-26 de dupla torre, além do que o leitor tem-se, presumivelmente, ou seja, a internet. Como tal, este será uma avaliação do tipo, "o que há na caixa.

Sabendo que todos nós podemos buscar na web quase tudo nestes dias, eu não vou dizer muito sobre a história do T-26, mas basta dizer que este tanque russo foi baseado em um projeto Inglês por Vickers, e foi produzido em bastante grandes números na década de 1930. 


E eu vi uma bela montagem, e muito detalhada, deste mesmo modelo neste site que me guiou na minha montagem - Lembrando que minha proposta era montar sem muitas modificações no modelo.


Um rápido olhar sobre ele irá dizer-lhe que estava completamente obsoleto pela época da eclosão da Segunda Guerra Mundial; na verdade, foi provavelmente antes disso. O kit é rotulado como uma versão Mod.1931 - o inicial - que é um pouco enganador, já que esta é apenas uma das duas versões você pode construir a partir da caixa - o outro sendo a versão Mod.1932. 

O casco é   moldado como uma peça única. Há rebite e parafuso em todo detalhe, que parecem muito nítidos, e eu não vi nenhuma falha ou intervalo. A suspensão é projetada para ser movel- realmente apenas alguma utilidade se você está fazendo um um dio, mas no entanto é bom ter esta opção.
Existem duas unidades de suspensão de cada lado, com quatro rodas de uma peça, e cada unidade compreende cerca de 15 partes.

 

Eles são ambos os tanques com torres gêmeas; versões posteriores alterado para uma torre maior. O Mod.1931 tinha uma metralhadora leve em cada torre, enquanto a Mod.1932 teve uma MG substituída por um canhão 37 milímetros. Eu não acho que não revelar o fato de que você pode construir a versão tanto óbvia  do título ou um que vem  como opção um erro, talvez  um pouco de um descuido por HobbyBoss - as pessoas gostam de saber o que eles podem construir diretamente da caixa, ou quem sabe eles pretendam fazer outra arte e vender  como outra  versão e faturar mais dos desavisados. 






Como mencionado acima, existem duas configurações para as torres individuais. Você pode ter ambas torres com uma arma única metralhadora ou uma torre (à direita) armada com um canhão de 37 milímetros. 


O mesmo formato da torre é usado em ambos os casos, e novamente as escotilhas não pode ser colocada em aberto. As metralhadoras são injetadas muito bem, mas de plástico com pequenos canos meio grande (desproporcionais) em minha opinião; Eu ainda tenho que confirmar se há qualquer aftermarket que você pode usar como substitutos, ou na falta destes fazer com agulhas de injeção.





As lagartas são de links individuais e não vem  pré-cortados como nos modelos de lagartas Magic Dragon, então você vai ter que cortar cada um deles a partir do canal de entrada. 
 Tenha em mente que são 113 links de cada lado. Cada link tem um pino para fixação de cada lado, e estes são diferentes para cada lado (T8-1 e partes # # T8-2), embora seja para se montar  na mão, para que não haja  erro é fornecido um pequeno gabarito para auxiliar a construção e garantir que as lagartas fiquem alinhadas corretamente. 
 


 
Construção parece bastante simples, no entanto. A suspensão folha (partes # A4) estão adequadamente moldado, mas talvez não muito se o critério for o padrão da Dragon ou Tasca. Ambos rodas tratoras e  tensora são bem detalhadas, mas o primeiro tem seis elementos estruturais de raios entre os dois discos de roda dentada (partes # D9), que dever ser paralelos e não há nenhum pino de trava que  coloque estes braços paralelos, deve se tomar cuidado na hora de montar, para que fiquem alinhados.
 
Esta atenção aos detalhes na prestação de diferentes pinos de lagarta, é realmente muito impressionante se pensarmos  que é "apenas" um pequeno kit depois de tudo. Eu não testei para ver se estes pinos da lagarta iam ficar no lugar sem cola – e se eles, então vão ficar articulando totalmente. 





A parte dianteira e traseira do casco compreendem uma placa de cada um, com vários detalhes a serem adicionados. Estes incluem dois tipos diferentes de entrada de ar (? Não achei  referência de qual modelo usa cada  um assim montei na indicação da instrução), Cada um com uma grade PE foto-corrosão diferente. 

Há também um painel de acesso e grade em PE e algumas  alças são fornecidas, bem que poderia vir com um PE para fazer os para-lamas das lagartas - este é um detalhe  muito bom e que diferencia o kit.

Uma única parte injetada em plástico claro é usado para a lente do farol dianteiro. 





Quanto às opções de marcação, estes giram em torno de diferentes configurações de listras nas torres.
Em ambas as pinturas são descritas  como 'Green russo "- este é a referência básica da cor, mas eu acredito e  acho que a maioria das pessoas têm lá próprias preferências, levando em conta efeito de escala, intemperismo atual e tendências de acabamento etc. 



 O feixe  de molas  vem moldado em uma única peça.

 A grade do motor  vem  fazada em suas venezianas.
 para-lamas injetados
 Placa frontal - A escotilha do motorista em duas partes só pode ser posicionado fechado, mas dado que não há interior (ou sempre susceptível de ser de aftermarket) eu não acho que este é uma grande perda.

 Deck do Motor

abaixo o modelo montado









Conclusão
 
Um kit bastante agradável, e já há aftermarket da VOYAGER MODELS (fotos abaixo) produzida para ele (no momento da montagem não havia), mas na verdade ele realmente não precisa de muita coisa de detalhamento. É talvez um bom kit para um novato que quer dar o próximo passo, dadas as lagartas link by link. 




Em minha humilde opinião é um kit altamente recomendado para os fãs de modelos dos modelos dos anos 1930 e inicio da segunda guerra mundial.   

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