sábado, 28 de março de 2015

IDF Sholef 155 mm self-propelled howitzer





O Sholef (hebraico para "Martelo", que é uma gíria nessa língua para "Pistoleiro") foi um protótipo autopropulsado Howitzer israelense, construídao sobre o chassi do Merkava Mk.III. O desenvolvimento deste sistema de artilharia começou na década de 1970. O projeto foi considerado de alta prioridade nacional e incorporou os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos. Dois protótipos deste veículo foram revelados em 1984 e 1986, respectivamente, mas não foi selecionado para a produção. Em vez disso, a Defesa israelense Forçado comprou a versão atualizada selecionado odo auto propulsado americano M109.

   O chassis de Sholef, além de algumas pequenas modificações, que é idêntica à do Merkava Mk.III. A placa frontal é inalterada, excepto para a adição de um suporte de apoio para o tubo da arma, que é dobrada para baixo quando não estiver em uso. Como tal, a participação série Sholef e Merkava uma grande percentagem de componentes comuns. O lado frontal esquerdo do chassis tem uma persiana de escape proeminente, juntamente com uma porta muito menor em frente do mesmo; a função exata deste porto é incerto, embora a fuligem visto em torno dela em fotos do Sholef sugere que pode ser uma porta de escape nova ou adicional, ou talvez uma saída para um gerador de fumaça.

 


O Sholef pode estar pronto para disparar apenas 15 segundos depois de chegar a uma parada completa, e disparar três projéteis em apenas 15 segundos. Ele também é compatível com o padrão da OTAN 155 milímetros de munição, e um total de 75 projéteis podem ser arrumadas em um Sholef, dos quais 60 estão prontos para o combate.


O obuseiro de 155 milímetros / 52 da arma do Sholef é um projeto original criado por Soltam, embora ele tem uma semelhança com G5 Howitzer da África do Sul. Ele tem um extractor de fumos e freio de boca, e é mantido estacionário por um bloqueio de viagem enquanto o veículo estiver em movimento. Esta arma tem uma taxa máxima de fogo de 9 rounds / min, e uma gama de mais de 40 000 m quando queima uma rodada ERFB-BB. Embora carregado automaticamente, a arma pode ser repetido e fogo manualmente em caso de necessidade. Enquanto a arma é normalmente realizada por um bloqueio de viagem como a maioria dos outros obuses autopropulsados ​​enquanto o Sholef está em movimento, a arma está estabilizada e pode realmente ser usado para-fogo direto, enquanto o veículo estiver em movimento, dando-lhe muito maior auto -Defesa capacidade que a maioria dos outros veículos do mesmo tipo.

   A tripulação de 4 é necessário para operar totalmente o Sholef. Ar condicionado e aquecimento para a tripulação são fornecidos, como é um aquecedor de ração.

   O casco tem a mesma proteção balística como o Merkava Mk.III. A armadura na torre é suficiente para derrotar pequenas armas de fogo, lascas de casca, explosão sobrepressão, ea maioria das rodadas metralhadora pesada. A armadura é aumentada por forros Spall, eo mesmo sistema de sobrepressão NBC como o Merkava Mk.III está equipado. Há também um sistema NBC coletiva de back-up.

   O rolamento é composto por 6 rodas desigualmente espaçados com  pneus de borracha de cada lado, e 5 rolos de retorno, o segundo da parte de trás, que é visivelmente maior do que os outros. A tratora é a frente, e as lagartas podem ser parcialmente obscurecida por saias,  que o Merkava Mk.III tem dividida em  10 painéis, com um lado de baixo descoberto, e pouca cobertura da roda tratora e da tensora.

   O custo unitário do Sholef é desconhecido, mas é presumivelmente deixou de ser oferecido para venda.




Tripulação -Equipe de 4 homens


Dimensões e peso

Peso 45 t
Comprimento (arma para a frente) 13,5 m
Comprimento de casco 9 m
Largura 3,72 m
Altura 3,49 m

armamento
Arma principal de 155 mm
Comprimento do cano 52 calibres
Metralhadoras 1 x 12,7 mm
Projétil de peso 43,7 kg
Alcance máximo de disparo 45 km
Taxa máxima de fogo 9 rpm
Gama Elevation - 5 a + 70 graus
Faixa de Traverse 360 graus
carga munições
Canhão  principal 75 rodadas
Metralhadoras 1 000 voltas

mobilidade
Motor Continental AVDS 9AR 1790 diesel
Potência do motor 1 200 cv
Velocidade máxima de estrada 60 kmh
Alcance 500 km

manobrabilidade
Gradiente subida 60%
Inclinação lateral de 40%
Passo Vertical 0,8 m
Trincheira 2,8 m
Passagem Trincheira 1,38 m
Passagem Trincheira (com preparação) de 2,4 m


The Sholef (Hebrew for "Slammer", which is slang in that language for "Gunfighter") was an Israeli Self-Propelled Howitzer prototype, built on the chassis of the Merkava Mk.III. Development of this artillery system commenced back in the 1970s. The project was considered of high national priority and incorporated the newest technological developments. Two prototypes of this vehicle were unveiled in 1984 and 1986, respectively, but it was not selected for production. Instead the Israeli Defense Forced selected upgraded version of American M109 howitzer.
   The Sholef's chassis, aside from a few minor modifications, is identical to that of the Merkava Mk.III. The glacis plate is unchanged, except for the addition of a support bracket for the gun tube, which is folded down when not in use. As such, the Sholef and Merkava series share a large percentage of common components. The front-left side of the chassis has a prominent exhaust louver, along with a much smaller port just in front of it; the exact function of this port is uncertain, though the soot seen around it in photos of the Sholef suggests it may be a new or additional exhaust port, or perhaps an outlet for a smoke generator.
   The Sholef can be ready to fire only 15 seconds after coming to a complete stop, and fire three projectiles in only 15 seconds. It is also compatible with standard NATO 155mm ammunition, and a total of 75 projectiles can be stowed in one Sholef, 60 of which are ready for combat.
   The Sholef's 155mm/52 gun is an original design created by Soltam, though it bears a resemblance to South Africa's G5 Howitzer. It has a fume extractor and muzzle brake, and is kept stationary by a travel lock while the vehicle is on the move. This gun has a maximum rate of fire of 9 rounds/min, and a range in excess of 40 000 m when firing an ERFB-BB round. Though loaded automatically, the gun may be cycled and fire manually if the need arises. While the gun is normally carried by a travel lock as with most other self-propelled howitzers while the Sholef is on the move, the weapon is stabilized and can actually be used for direct-fire while the vehicle is moving, giving it much greater self-defense capability than most other vehicles of it's type.
   A crew of 4 is required to fully-operate the Sholef. Air conditioning and heating for the crew are provided, as is a ration heater.
   The hull has the same ballistic protection as the Merkava Mk.III. The armor on the turret is sufficient to defeat small arms fire, shell splinters, blast overpressure, and most heavy machine gun rounds. The armor is augmented by spall liners, and the same overpressure NBC system as the Merkava Mk.III is fitted. There is also a back-up collective NBC system.
   The running gear consists of 6 unevenly-spaced rubber-tired roadwheels on each side, and 5 return rollers, the second from the rear of which is noticeably larger than the others. The drive sprocket is forward, and the conspicuously-spoked idler is rear. These may be partially-obscured by track skirts, of which the Merkava Mk.III has 10 panels, with a wavering underside, and little coverage of the sprocket or idler.
   The unit cost of the Sholef is unknown, but it is presumably no longer offered for sale.

Entered service -
Crew 4 men
Dimensions and weight
Weight 45 t
Length (gun forward) 13.5 m
Hull length 9 m
Width 3.72 m
Height 3.49 m
Armament
Main gun 155-mm
Barrel length 52 calibers
Machine guns 1 x 12.7-mm
Projectile weight 43.7 kg
Maximum firing range 45 km
Maximum rate of fire 9 rpm
Elevation range - 5 to + 70 degrees
Traverse range 360 degrees
Ammunition load
Main gun 75 rounds
Machine guns 1 000 rounds
Mobility
Engine Continental AVDS 9AR 1790 diesel
Engine power 1 200 hp
Maximum road speed 60 km/h
Range 500 km
Maneuverability
Gradient 60%
Side slope 40%
Vertical step 0.8 m
Trench 2.8 m
Fording 1.38 m
Fording (with preparation) 2.4 m




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