O Sholef (hebraico para "Martelo", que é uma gíria nessa
língua para "Pistoleiro") foi um protótipo autopropulsado Howitzer
israelense, construídao sobre o chassi do Merkava Mk.III. O desenvolvimento
deste sistema de artilharia começou na década de 1970. O projeto foi
considerado de alta prioridade nacional e incorporou os mais recentes
desenvolvimentos tecnológicos. Dois protótipos deste veículo foram revelados em
1984 e 1986, respectivamente, mas não foi selecionado para a produção. Em vez
disso, a Defesa israelense Forçado comprou a versão atualizada selecionado odo
auto propulsado americano M109.
O chassis de Sholef, além de algumas pequenas modificações, que é idêntica à do Merkava Mk.III. A placa frontal é inalterada, excepto para a adição de um suporte de apoio para o tubo da arma, que é dobrada para baixo quando não estiver em uso. Como tal, a participação série Sholef e Merkava uma grande percentagem de componentes comuns. O lado frontal esquerdo do chassis tem uma persiana de escape proeminente, juntamente com uma porta muito menor em frente do mesmo; a função exata deste porto é incerto, embora a fuligem visto em torno dela em fotos do Sholef sugere que pode ser uma porta de escape nova ou adicional, ou talvez uma saída para um gerador de fumaça.
O chassis de Sholef, além de algumas pequenas modificações, que é idêntica à do Merkava Mk.III. A placa frontal é inalterada, excepto para a adição de um suporte de apoio para o tubo da arma, que é dobrada para baixo quando não estiver em uso. Como tal, a participação série Sholef e Merkava uma grande percentagem de componentes comuns. O lado frontal esquerdo do chassis tem uma persiana de escape proeminente, juntamente com uma porta muito menor em frente do mesmo; a função exata deste porto é incerto, embora a fuligem visto em torno dela em fotos do Sholef sugere que pode ser uma porta de escape nova ou adicional, ou talvez uma saída para um gerador de fumaça.
O Sholef pode estar pronto para disparar apenas 15 segundos
depois de chegar a uma parada completa, e disparar três projéteis em apenas 15
segundos. Ele também é compatível com o padrão da OTAN 155 milímetros de
munição, e um total de 75 projéteis podem ser arrumadas em um Sholef, dos quais
60 estão prontos para o combate.
O obuseiro de 155 milímetros / 52 da arma do Sholef é um projeto original criado por Soltam, embora ele tem uma semelhança com G5 Howitzer da África do Sul. Ele tem um extractor de fumos e freio de boca, e é mantido estacionário por um bloqueio de viagem enquanto o veículo estiver em movimento. Esta arma tem uma taxa máxima de fogo de 9 rounds / min, e uma gama de mais de 40 000 m quando queima uma rodada ERFB-BB. Embora carregado automaticamente, a arma pode ser repetido e fogo manualmente em caso de necessidade. Enquanto a arma é normalmente realizada por um bloqueio de viagem como a maioria dos outros obuses autopropulsados enquanto o Sholef está em movimento, a arma está estabilizada e pode realmente ser usado para-fogo direto, enquanto o veículo estiver em movimento, dando-lhe muito maior auto -Defesa capacidade que a maioria dos outros veículos do mesmo tipo.
A tripulação de 4 é necessário para operar totalmente o Sholef. Ar condicionado e aquecimento para a tripulação são fornecidos, como é um aquecedor de ração.
O casco tem a mesma proteção balística como o Merkava Mk.III. A armadura na torre é suficiente para derrotar pequenas armas de fogo, lascas de casca, explosão sobrepressão, ea maioria das rodadas metralhadora pesada. A armadura é aumentada por forros Spall, eo mesmo sistema de sobrepressão NBC como o Merkava Mk.III está equipado. Há também um sistema NBC coletiva de back-up.
O rolamento é composto por 6 rodas desigualmente espaçados com pneus de borracha de cada lado, e 5 rolos de retorno, o segundo da parte de trás, que é visivelmente maior do que os outros. A tratora é a frente, e as lagartas podem ser parcialmente obscurecida por saias, que o Merkava Mk.III tem dividida em 10 painéis, com um lado de baixo descoberto, e pouca cobertura da roda tratora e da tensora.
O custo unitário do Sholef é desconhecido, mas é presumivelmente deixou de ser oferecido para venda.
O obuseiro de 155 milímetros / 52 da arma do Sholef é um projeto original criado por Soltam, embora ele tem uma semelhança com G5 Howitzer da África do Sul. Ele tem um extractor de fumos e freio de boca, e é mantido estacionário por um bloqueio de viagem enquanto o veículo estiver em movimento. Esta arma tem uma taxa máxima de fogo de 9 rounds / min, e uma gama de mais de 40 000 m quando queima uma rodada ERFB-BB. Embora carregado automaticamente, a arma pode ser repetido e fogo manualmente em caso de necessidade. Enquanto a arma é normalmente realizada por um bloqueio de viagem como a maioria dos outros obuses autopropulsados enquanto o Sholef está em movimento, a arma está estabilizada e pode realmente ser usado para-fogo direto, enquanto o veículo estiver em movimento, dando-lhe muito maior auto -Defesa capacidade que a maioria dos outros veículos do mesmo tipo.
A tripulação de 4 é necessário para operar totalmente o Sholef. Ar condicionado e aquecimento para a tripulação são fornecidos, como é um aquecedor de ração.
O casco tem a mesma proteção balística como o Merkava Mk.III. A armadura na torre é suficiente para derrotar pequenas armas de fogo, lascas de casca, explosão sobrepressão, ea maioria das rodadas metralhadora pesada. A armadura é aumentada por forros Spall, eo mesmo sistema de sobrepressão NBC como o Merkava Mk.III está equipado. Há também um sistema NBC coletiva de back-up.
O rolamento é composto por 6 rodas desigualmente espaçados com pneus de borracha de cada lado, e 5 rolos de retorno, o segundo da parte de trás, que é visivelmente maior do que os outros. A tratora é a frente, e as lagartas podem ser parcialmente obscurecida por saias, que o Merkava Mk.III tem dividida em 10 painéis, com um lado de baixo descoberto, e pouca cobertura da roda tratora e da tensora.
O custo unitário do Sholef é desconhecido, mas é presumivelmente deixou de ser oferecido para venda.
Tripulação -Equipe de 4 homens
Dimensões e peso
Peso 45 t
Comprimento (arma para a frente) 13,5 m
Comprimento de casco 9 m
Largura 3,72 m
Altura 3,49 m
Comprimento (arma para a frente) 13,5 m
Comprimento de casco 9 m
Largura 3,72 m
Altura 3,49 m
armamento
Arma principal de 155 mm
Comprimento do cano 52 calibres
Metralhadoras 1 x 12,7 mm
Projétil de peso 43,7 kg
Alcance máximo de disparo 45 km
Taxa máxima de fogo 9 rpm
Gama Elevation - 5 a + 70 graus
Faixa de Traverse 360 graus
carga munições
Canhão principal 75 rodadas
Metralhadoras 1 000 voltas
Arma principal de 155 mm
Comprimento do cano 52 calibres
Metralhadoras 1 x 12,7 mm
Projétil de peso 43,7 kg
Alcance máximo de disparo 45 km
Taxa máxima de fogo 9 rpm
Gama Elevation - 5 a + 70 graus
Faixa de Traverse 360 graus
carga munições
Canhão principal 75 rodadas
Metralhadoras 1 000 voltas
mobilidade
Motor Continental AVDS 9AR 1790 diesel
Potência do motor 1 200 cv
Velocidade máxima de estrada 60 kmh
Alcance 500 km
Motor Continental AVDS 9AR 1790 diesel
Potência do motor 1 200 cv
Velocidade máxima de estrada 60 kmh
Alcance 500 km
manobrabilidade
Gradiente subida 60%
Inclinação lateral de 40%
Passo Vertical 0,8 m
Trincheira 2,8 m
Passagem Trincheira 1,38 m
Passagem Trincheira (com preparação) de 2,4 m
Gradiente subida 60%
Inclinação lateral de 40%
Passo Vertical 0,8 m
Trincheira 2,8 m
Passagem Trincheira 1,38 m
Passagem Trincheira (com preparação) de 2,4 m
The Sholef
(Hebrew for "Slammer", which is slang in that language for
"Gunfighter") was an Israeli Self-Propelled Howitzer prototype,
built on the chassis of the
Merkava Mk.III. Development of this artillery system commenced
back in the 1970s. The project was considered of high national
priority and incorporated the newest technological developments. Two
prototypes of this vehicle were unveiled in 1984 and 1986,
respectively, but it was not selected for production. Instead the
Israeli Defense Forced selected upgraded version of American M109
howitzer.
The Sholef's chassis, aside from a few minor modifications,
is identical to that of the Merkava Mk.III. The glacis plate is
unchanged, except for the addition of a support bracket for the gun
tube, which is folded down when not in use. As such, the Sholef and
Merkava series share a large percentage of common components.
The front-left side of the chassis has a prominent exhaust
louver, along with a much smaller port just in front of it; the
exact function of this port is uncertain, though the soot seen
around it in photos of the Sholef suggests it may be a new or
additional exhaust port, or perhaps an outlet for a smoke generator.
The Sholef
can be ready to fire only 15 seconds after coming to a complete
stop, and fire three projectiles in only 15 seconds. It is also
compatible with standard NATO 155mm ammunition, and a total of 75
projectiles can be stowed in one Sholef, 60 of which are ready for
combat.
The Sholef's
155mm/52 gun is an original design created by Soltam, though it
bears a resemblance to South Africa's G5 Howitzer. It has a fume
extractor and muzzle brake, and is kept stationary by a travel lock
while the vehicle is on the move. This gun has a maximum rate of
fire of 9 rounds/min, and a range in excess of 40 000 m when firing
an ERFB-BB round. Though loaded automatically, the gun may be cycled
and fire manually if the need arises.
While the gun is normally carried by a travel lock as with
most other self-propelled howitzers while the Sholef is on the move,
the weapon is stabilized and can actually be used for direct-fire
while the vehicle is moving, giving it much greater self-defense
capability than most other vehicles of it's type.
A crew of 4 is required to fully-operate the Sholef. Air
conditioning and heating for the crew are provided, as is a ration
heater.
The hull has
the same ballistic protection as the Merkava Mk.III. The armor on
the turret is sufficient to defeat small arms fire, shell splinters,
blast overpressure, and most heavy machine gun rounds. The armor is
augmented by spall liners, and the same overpressure NBC system as
the Merkava Mk.III is fitted. There is also a back-up collective NBC
system.
The running gear consists of 6 unevenly-spaced rubber-tired
roadwheels on each side, and 5 return rollers, the second from the
rear of which is noticeably larger than the others. The drive
sprocket is forward, and the conspicuously-spoked idler is rear.
These may be partially-obscured by track skirts, of which the
Merkava Mk.III has 10 panels, with a wavering underside, and little
coverage of the sprocket or idler.
The unit cost of the Sholef is unknown, but it is presumably
no longer offered for sale.
Entered service | - |
Crew | 4 men |
Dimensions and weight | |
Weight | 45 t |
Length (gun forward) | 13.5 m |
Hull length | 9 m |
Width | 3.72 m |
Height | 3.49 m |
Armament | |
Main gun | 155-mm |
Barrel length | 52 calibers |
Machine guns | 1 x 12.7-mm |
Projectile weight | 43.7 kg |
Maximum firing range | 45 km |
Maximum rate of fire | 9 rpm |
Elevation range | - 5 to + 70 degrees |
Traverse range | 360 degrees |
Ammunition load | |
Main gun | 75 rounds |
Machine guns | 1 000 rounds |
Mobility | |
Engine | Continental AVDS 9AR 1790 diesel |
Engine power | 1 200 hp |
Maximum road speed | 60 km/h |
Range | 500 km |
Maneuverability | |
Gradient | 60% |
Side slope | 40% |
Vertical step | 0.8 m |
Trench | 2.8 m |
Fording | 1.38 m |
Fording (with preparation) | 2.4 m |
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