O Nahuel nasceu como parte da resposta da
Argentina à pressão dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial para que ela
abandonasse a posição de simpatia ao
Eixo e se alinhasse ao bloco aliado e declarar guerra à Alemanha.
Naquela época, na América do Sul a
Argentina foi o único que não tinha declarado hostilidades contra as potências
do Eixo e permaneceu nesta posição neutra (com franca simpatia
aos alemães),
posição que não foi bem recebida pelos EUA, que declarou ela como como Pró-Alemanha e decretou um embargo
armas contra a Argentina, enquanto enviava
com muitos suprimentos de guerra,
fronteiriços como o Brasil, que apoiou a sua política, o envio de centenas de
tanques Sherman, Lee e Stuart, aviões e navios, cria uma relação tensa na fronteira e esperando com isso quebrar a
vontade dos argentinos em não se alinhar. Apenas para efeito de comparação, o
Brasil, do lado da coalizão dos aliados anti-Hitler tinha recebido cerca de 230
tanques.
Tal atitude, longe de obter que a
Argentina baixasse a cabeça resultou em uma posição ainda mais fechado e isolacionista da Argentina, e aumentou a
possibilidade de um conflito real com os vizinhos, situação tensa promovida
pelos Estados Unidos, tornou-se claro que, para se opor a tudo este envio
de material, o Exército argentino não
estava preparado e tinha apenas uma dúzia de tanques leves Vickers e alguns
carros blindados.
Dada a necessidade de adquirir
armas modernas e incapacidade de adquirir no estrangeiro, o governo da
Argentina decidiu desenvolver a indústria nacional de defesa e auto suficiente,
produzindo diversas aeronaves na Fábrica Militar de Córdoba, e desenvolver o
tanque Nahuel para o Exército.
A tarefa foi entregue ao então
tenente-coronel das forças armadas da
Argentina Don Alfredo Akvilis Baisi, (foto baixo), que brilhantemente apenas
dotado de gênio e iniciativa e o trabalho duro dos homens do Arsenal Esteban de
Lucca, em um país que não tinha indústria pesada ou experiência anterior na
fabricação de blindados, o tenente-coronel Don Alfredo Baisi era um engenheiro
militar, que era então como diretor da fábrica militar Arsenal Esteban de Luca.
O destino deste homem merece uma história separada. Ele nasceu em 1902 em
Buenos Aires, em uma família de imigrantes da Itália e, depois de seu pai, optou
por uma carreira militar, que foi sempre desenvolvida com muito sucesso.
Durante o serviço Alfredo Baisi,
serviu como assistente de adido militar da Argentina, em Washington (EUA), foi
o representante da Argentina, no Conselho Interamericano de Defesa, atuou como
diretor da fábrica militar Arsenal Esteban de Luca e Primeiro Vice-Ministro da
Indústria e Comércio da Argentina. Além disso, ele era um membro do grupo de
oficiais, que em 1943 fez um golpe de Estado e depôs o presidente Ramon
Castillo e levou ao poder os militares.
Além do tanque Nahuel, Baisi também desenvolveu um veículo blindado de
combate, armados com metralhadoras na base do tractor vila com o nome de
«vinchuca» (procuro fotos do veículo de asalto de infanteria "Vinchucas"
se alguém tiver me envie), bem como desenhou o uniforme e capacete campo dos
tanquistas argentinos.
Em 1950, por causa de alguns atritos com o governo, Baisi pediu demissão de todos os postos militares. Na aposentadoria, ele continuou a participar de pesquisas, artigos publicados em revistas científicas. Alfredo Baisi morreu em 1975 com a idade de 73 anos.
Voltando ao Nahuel, Baisi a
partir do zero, em apenas 45 dias conseguiu apresentar ao Ministro do Exercito,
o modelo feito em madeira, ainda inacabado, do novo tanque (foto abaixo o
modelo de madeira do Nahuel em tamanho real, usando o número 251).
Em apenas oito meses mais tarde,
durante o desfile em 9 de julho de 1944(foto abaixo), dez Nahuel passaram na
frente de um desfile militar em um desfile militar, surpreendendo autoridades e adidos militares estrangeiros,
deixando entusiasmado o público com o sucesso alcançado pela Argentina, que
havia desenvolvido sob a forma Autônoma,
um tanque podia ser comparado com o mais moderno da época.
O desfile militar
tradicional de 9 de
julho de 1944 era a data festiva em honra do Dia da Independência, que teve lugar na rua
Avenida del Libertador em Buenos Aires. Liderando a coluna no veículo da frente foi
chefiada Designer Nahuel o tenente-coronel Alfredo Baisi. Sempre em veículos de combate,
muitas vezes ele participou do desfile dedicado ao Dia da Independência da
Argentina, em particular, 09 de julho de 1945 e 09 de julho de 1948.
O novo veículo de combate foi
designado Nahuel DL 43. A palavra «Nahuel» na língua dos índios locais araucana,
significa 'tigre'. Mais tarde para o
título principal também foi adicionado «Nahuel Modelo Baisi 1943" em
homenagem ao seu criador.
Na ausência de experiência de
projeto próprio de tanques, foi decidido usar a experiência de colegas
norte-americanos, de modo que o Nahuel traz a marca inconfundível de idéias de
design norte-americanos e tem uma semelhança geral com tanques M4 Sherman.
Na verdade se pensarmos que um dos pontos fracos do M4 Sherman era a sua blindagem frontal e a caixa de transmissão ser exposta, no Nahuel isto não acontecia pois a placa de blindagem frontal além de inclinada, o que já criava uma melhor performance balística, e sua caixa de transmissão era na traseira e não ficava exposta a tiros frontais.
A concepção e desenvolvimento do veículo de combate foi rápido (não pode ser dito
sobre a produção). O primeiro tanque foi lançado em dois meses. O primeiro do
veículo de combate sob o número «C 252 foi mostrado em segredo ao Presidente da Argentina General Edelmiro Farrell, ao secretário da
Marinha Alberto Teisare e ministro da Guerra Juan Perón (Foto Abaixo).
Na foto se observa que o primeiro tanque deixou a
fábrica, sem nenhuma torre e a placa de blindagem da frente.
A produção em série começou em
1943 nas fábricas Arsenal Esteban de Luca, em Buenos Aires, foram sub
contratadas mais de 80 empresas militares e civis na Argentina.
Nas fábricas da Força Aérea (FMA - Fábrica
Militar de Aviones), ia
construir e fornecer a variante do motor aeronáutico de 12 cilindros em W (3
linhas de 4 cilindros) Lorraine-Dietrich. Fabricada sob licença, que tinha
500 HP, refrigerado a ar, que fazia o veículo alcançar a velocidade de até 40 quilômetros
por hora.
Este
motor era fabricado sob licença na década de 30, os argentinos instalaram em caças francêses Dewoitine D 21, também fabricados sob licença, e, em seguida, decidiu-se instalá-lo no novo tanque. O arrefecimento foi realizada através do
radiador do motor, montado na traseira do tanque. O volume dos tanques de combustível era
de 700 litros, o que permitia ao Nahuel um alcance de 250 km.
O veículo tinha uma suspenção similar a VVSS (vertical-volute spring suspension) do shermam e uma transmissão hidráulica de
5 marchas.
E nos estaleiros Ministério das Obras Públicas e
nas fábricas do departamento militar de aço fundido, foi feita a produção de chassis e rodas, ficando para as forjas dos
depósito de locomotivas em Buenos Aires, a fundição das torres.
Nas empresas da indústrias Tamet,
foram projetadas e feitas as caixa de câmbio, estas eram instaladas em uma empresa de reparação de
automóveis a "Pedro Merlini," e os equipamentos de comunicação eram
colocados nos departamentos de comunicações do Exército.
No entanto, devido à fraqueza da base
industrial da Argentina e uma falta de peças de reposição, alguns dos quais
foram feitas fora do país, em 1943-1944 conseguiu-se construir apenas 16
(segundo outras fontes) 12 unidades do tanque Nahuel.
O casco
foi feito por chapas soldadas de aço colocadas em diferentes ângulos. Segundo
alguns relatos a blindagem para o tanque foi retirada de blindagens de navios
antigos. Espessura destas blindagens variou entre 25 e 80 mm.
A maior
placa de armadura frontal blindado do tanque tinha uma uma espessura de 80 mm,
ajusta-se a um ângulo de inclinação de 65 °. o que lhe dava um ótimo perfil balistico. Para comparação, a espessura da
armadura frontal americana do Sherman M4A1 foi de apenas 51 mm.
A blindagem do ângulo inferior da armadura da frente tinha uma espessura de 50 mm, e também eram colocadas a
um ângulo idêntico.
E as laterais também tinham uma espessura de 55 mm, e o fundo do tanque tinha 20 mm de armadura.
A torre foi fundida em fundida em aço cromo-níquel e na sua parte frontal tinha uma espessura de 80 mm, 65 milímetros na lateral, traseira 50 mm, 25 mm no teto (de acordo com outras fontes de 20 milímetros). Os lados da torre
abrigava duas vigias fechadas por grosso de vidro à prova de balas. Sendo que esta era girada por um motor auxiliar especial que
gira a torre em 360 °.
O Nahuel
estava inicialmente armado com um canhão de 75 milímetros Krupp L / 30 Modelo 1909 (foto abaixo), canhão que
na época estava em serviço com o exército argentino e projetado antes do início da
Primeira Guerra Mundial. Ele tinha um alcance máximo de 7700 m de tiro, a
velocidade inicial de da munição de alto poder explosivo era de 510 m / s, a velocidade inicial do
projétil perfurante de blindagem era de 500 m / s, e a cadência de tiro era de cerca de 20 tiros por minuto.
Mas
a partir de 1947 os veiculos foram repotenciados e foi substituido o canhão Krupp pelo canhão Bofors L40 Modelo 1935 de 75mm. Que tinha maior
velocidade inicial de disparo (400 a 625 metros/segundo.) e capacidade antitanque,
além de maior alcance, que ficava entre 9,3 até 12.2 quilômetros de eficácia.
Outras opções de canhão foram cogitadas a serem usadas pelos argentinos, respectivamente eram.
Versões Anti- carro
Krupp 75 mm L.13 mod. 1896
Krupp 75 mm L.13 mod. 1898
Krupp 75 mm L.13 mod. 1898
Versões Auto Propulsadas
Obus de campanha Krupp 130mm L.26 mod. 1902
Obus de campanha Krupp150mm L.14 mod. 1911
Canhão de montanha Schneider 75 mm L.18 mod. 1928
Artillería A.A. Skoda 76,5 mm L.50 mod. 1928
Canhão de montanha Schneider 105 mm L.12,4 mod. 1928
Obús de campanha 105 mm L.18,6 mod. 1928
Canhão pesado de montanha Schneider 105mm L.30,8 mod. 1928
Canhãode campanha Schneider 155 mm L.15 mod. 1928
Canhãode montanha Schneider 155mm L.30,87 mod. 1928
Morteiro Schneider 220mm L.10,8 mod. 1928
Obus de campanha Krupp150mm L.14 mod. 1911
Canhão de montanha Schneider 75 mm L.18 mod. 1928
Artillería A.A. Skoda 76,5 mm L.50 mod. 1928
Canhão de montanha Schneider 105 mm L.12,4 mod. 1928
Obús de campanha 105 mm L.18,6 mod. 1928
Canhão pesado de montanha Schneider 105mm L.30,8 mod. 1928
Canhãode campanha Schneider 155 mm L.15 mod. 1928
Canhãode montanha Schneider 155mm L.30,87 mod. 1928
Morteiro Schneider 220mm L.10,8 mod. 1928
Versões Anti- aéreas
Oerlikon 20 mm L.70 mod. 1938
Canhão A.A. Bofors de 40mm L.60 mod. 1938
Canhão A.A. Bofors de 40mm L.60 mod. 1938
Versões Canhão Obus Leve
Canhão de infantería DGFM "Matorras" 75 mm L.13 mod. 1945
O carro produzido levava 80 projéteis. Que eram colocados
num recipiente suporte dentro do casco e perto da torre.
No Nahuel
as armas adicionais eram metralhadora. Browning M2 um 12,7 milímetros, instalado na torre em uma seteira em forma de bola (tinha 500 cartuchos de
munição) ao lado esquerdo do canhão.
Ele ainda tinha duas metralhadoras Madsen 1926 de 7,62 milímetros, montadas
no casco da frente (uma móvel modelo de infantaria na esquerda e duas fixas no centro, estas eram do modelo de origem aeronáutica, instaladas em caças).
Em diferentes veículos a quantidade destas armas pode ser
diferente de uma a três unidades, estas armas levavam 3100 cartuchos
de munições.
Mandsen fixas
Mandsen Móvel
Ele era equipado
com rádio e comunicador interno da empresa alemã Telefunken.
Nas escotilhas dianteiras, haviam alojados
dispositivos de visão. no teto da torre era montado um visor periscópio rotativo do
comandante com um aumento de três vezes. A torre também tinha instalado um exaustor - ventilador para a remoção de gases do disparo.
A Tripulação do Nahuel e consistia de cinco pessoas: o
comandante, motorista, metralhador, carregador e rádio operador-artilheiro. O
motorista e o metralhador foram colocados na frente e atrás deles no compartimento de combate
eram o comandante, rádio operador-artilheiro e carregador. De acordo com alguns relatos, após
a atualização e remoção de dois das três metralhadoras montado na parte
frontal do chassis, a tripulação foi reduzida para 4 pessoas.
Historico de serviço do Nahuel não estava envolvido na luta que estava ocorrendo no mundo em 1944, mas
ele estava destinado a tornar-se um símbolo do desenvolvimento industrial na
Argentina.
Desde a criação, ele participou de desfiles e feriados, demonstrando
o poder de combate das Forças Armadas argentinas. Pela primeira vez, os dois primeiros veiculos os de números ("S73" e
"C74") foram revelados a 4 de junho de 1944 ao público na Exposição das
realizações da indústria argentina.
Os tanques foram pintados na cor verde-oliva-marrom ( um olive drab mais esverdeado), e do
lado da torre foi aplicado o emblema
tipo redondo igual aos dos aviões nacionais, nas cores azuis e brancas da bandeira argentino, na frente foi a inscrição DL43, e ao lado pintado um tigre pulando.
Deve
também ser notado que a máquina, apesar do seu bom desempenho, não eram muito confiáveis. Portanto, em 1947, por iniciativa do director
das forças mecanizadas, Epifanio Sosa, Jose Maria Molina, o Nahuel sofreu uma modernização parcial. O Krupp 75-mm mod. 1909 foi substituído por um mais potente de 75 mm Bofors 75/34
M1935.
Foi dada uma nova estação de rádio MK19, escotilhas
foram melhoradas, e novos dispositivos de visão para o motorista, a remoção de
2 de 3 metralhadoras, localizadas no casco da frente, o que reduziu a tripulação
para 4 pessoas. Também na parte da metralhadora coaxial de 12,7 mm metralhadora Browning,
localizado na torre foi substituída por uma Madsen de 7,62 milímetros, que aumentou a sua capacidade operacional.
As
características de desempenho do Nahuel
O peso de combate de 35 toneladas (de acordo com outras fontes, 36,1 toneladas)
Comprimento: 6.223 metros
Largura: 2.330 m
Altura: 2.952 m
Largura de lagarta: 0,44 m
Armamento: 75 mm arma Krupp mod. 1909 (após a modernização do 75-mm Bofors 75/34 M1935); 12,7 mm de metralhadora Browning M2; 1-3 7,62 milímetros metralhadora Madsen mod. 1926
Munições: 80 tiros para o principal, 500 cartuchos de metralhadora 12,7 milímetros , 3.100 cartuchos de 7,62 milímetros para 3 armas frontais.
Angulo máximo de subida: 30 °
Velocidade máxima: 40 kmh
Alcance: 250 km
Tripulação: 5 pessoas
Velocidade máxima: 40 kmh
Alcance: 250 km
Tripulação: 5 pessoas
Após o fim da II Guerra
Mundial e com o levantamento do embargo ao fornecimento de equipamento militar,
a necessidade de a produção de seu próprio tanque mas não mais era necessário e
o programa foi extinto. Isso foi
facilitado pelo fato de que os países ocidentais vitoriosos na guerra
ativamente vendiam e de forma barata
veículos blindados excedentes, e, em troca estavam prontos para levar
como pagamento os produtos argentinos, até mesmo agrícolas, em suma, ia trigo e
carne e vinha Shermans de segunda mão aos montes.
Uma Encomenda inicial de 30 veiculos foi feita, mas somente 26 foram feitos, sendo 10 construidos na série de pré produção - depois destes nenhuma outra encomenda foi feita.
Os tanques
Nahuel DL43 foram retirados de serviço, colocados na reserva e substituídos por tanques Sherman em 1948. No entanto, depois que
por um tempo que eles estavam nos arsenais, começaram a ser usados como alvo para a prática de tiro.
Segundo alguns relatos, dois veículos
foram doados para o Paraguai, em 1953, durante uma visita à Argentina que o
presidente Juan Peron. O último Nahuel DL 43 foi desmantelado em 1962, e nenhum único tanque deste modelo, foi
preservada para os dias de hoje.
Abaixo em foto de 1960 vários tanques Nahuel e Shermans desmantelados.
FONTES DE INFORMAÇÃO DESTACADAS:
Ricardo Jorge Sigal Fogliani: “Nahuel DL 43. Tanques Argentinos”. Editorial Dunken. 2004. ISBN 987-02-0788-X.
Ricardo
Jorge Sigal Fogliani: “Blindados Argentinos. De Uruguay y Paraguay”.
Editorial Ayer y Hoy Ediciones. 1997. ISBN 987-95832-7-2.
Excelente, João...Ótima revisão histórica...Conserta a abreviação da suspensão, no segundo paragrafo depois da foto do motor: Vc citou o modelo correto (vertical-volute spring suspension) mas digitou HVVS. Conserta para VVSS. Teu artigo merece: uma jóia !!!
ResponderExcluirelogio vindo de vc é um prêmio
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