sexta-feira, 3 de abril de 2015

Air graffiti

Um caça é um avião militar projetado principalmente para o combate aéreo com outras aeronaves. São pequenos, rápido e altamente manobrável. Hoje, muitos têm capacidades de ataque ao solo secundárias, e alguns são dual purpose para atuar como caças bombardeiros

Caças modernos são predominantemente alimentado por um ou dois motores turbofan e equipado com um radar como o principal de aquisição de alvos. O armamento principal é composto por mísseis ar-ar e armamento de um canhão automático como backup, normalmente entre 20 e 30 milímetros de calibre. Eles também podem ter armas ar-superfície, bem como bombas para mísseis de ataque ao solo.
 
Caças são o principal meio pelo qual as forças armadas alcançam superioridade aérea sobre os seus adversários no campo de batalha. Desde a Primeira Guerra Mundial atingir e manter a superioridade aérea é um componente fundamental para alcançar a vitória na guerra, particularmente em uma guerra convencional entre exércitos regulares, e não em uma guerra de guerrilha. Assim, a aquisição, formação e manutenção de uma frota de caças representa uma parte muito substancial do orçamento de defesa para as forças armadas desde o controle do espaço aéreo tornou-se cada vez mais importante neste mundo terrível onde a primazia é dada ao investimento em recursos militares "para garantir a paz", em um paradoxo absurdo.

 Paralelamente ao desenvolvimento de decorações de aviação começou a aparecer na aeronave começou por razões práticas de identificar unidades amigáveis, mas mais tarde evoluiu para expressar a individualidade forçada frequentemente pela uniformidade das forças armadas, de uma forma de expressão semelhante em certa forma de graffiti, que tem sido chamado de Art Nose .

 A prática de fazer decorações personalizadas em aviões de combate tem suas origens nos pilotos italianos e alemães.

O primeiro sinal de Arte Nose foi o desenho de um monstro marinho pintado no nariz de um hidroavião italiano em 1913. Mais tarde, os pilotos alemães na Primeira Guerra Mundial começam a decorar seus aviões, pintando abaixo das hélice bocas de tubarão.

O Cavalo rampante (empinado) do piloto italiano Francesco Baracca (adotado mais tarde como o emblema da marca Ferrari)  foi outro símbolo conhecido, assim como a aeronave piloto alemão Manfred von Richthofen  toda pintado de vermelho.

 Os EUA têm  historicamente usado todos os tipos de decorações no nariz da aeronave, que vão desde pinups como Rita Hayworth e Betty Grable e desenhos animados como o Pato Donald e Popeye a personagens patrióticos e heróis ficcionais como Sam Spade .

Também foram pintados símbolos afortunados como dados e cartas, bem como referências à morte como a imagem do Grim Reaper.

 Na Luftwaffe alemã, O  Messerschmitt Bf-109 do grande piloto Adolf Galand tinha um  Mickey Mouse como motivo decorativo, durante a aeronave Guerra Civil espanhola um Ju-87A espanhol foi decorado com um porco dentro de um círculo branco. Outro exemplo foi o piloto Erich Hartmann apelidado de "The Black Devil" por seus adversários soviéticos, que decorou seu plano com a cabeça de uma águia de´pois apelidada de uma tulipa negra. Além disso, aviões de combate do Jagdgeschwader 54 eram conhecidos como os Grünherz (coração verde) por causa do emblema da fuselagem, um coração verde. Talvez a mais impressionante insignia decoração da Luftwaffe foi a cobra que cruzou toda a fuselagem de certos Stuka Ju87 , que serviam na África do Norte.

A Força Aérea Soviética também decorou seus aviões com imagens históricas, bestas míticas e slogans patrióticos. A Força Aérea finlandesa tinha como decoração geral um discurso bem-humorado e satírico. Hoje, as decorações de aeronaves são usados ​​como cartões de identificação para festas e aviação regular, mesmo comercialmente.

 créditos nas fotos

Aeritalia F-104S ASA Starfighter. Alex Christie

.

Aero-159T1 ALCA L. Milan Nykodym

Lockheed Martin F-16I Sufa. Jonathan Derden

Aero L-39ZO Albatros. Tamas Martenyi

AMX International. Mike Freer - Aviation Touchdown

Atlas Cheetah D. Jaco Du Plessis

Boeing EA-18G Growler. Dave Budd

British Aerospace Sea Harrier FA2. Chris Lofting

British Aerospace Falcão T1A. Berry Vissers

Dassault Mirage 2000-5F. Thierry Ducros

Dassault Mirage 2000C. Steve Flint

Dassault Mirage 2000C. Michael Frische

Dassault Mirage 2000D. Pierre Cester

Dassault Mirage 2000-5F. Sebastien Langa

Dassault Mirage IVP. Werner Horvath

Dassault Rafale B. Nico Van Remmerden - Aviation Touchdown

Dassault Rafale B. Tom Houquet

Dassault Super Etendard. Michael Hall

Dassault Super Etendard. Aldo Bidini

Dassault Super Etendard. Henk Schmidt Bergemann

Dassault Mirage 2000C. Steve Flint

F-16A. Jorge Ruivo

F-16. Leszek Kobusinski

F-16 Mitch. Leszek Kobusinski

Fiat G-91T1. Aldo Bidini

General Dynamics Fokker F-16AM Fighting Falcon. 

Pawel Froncza

General Dynamics Fokker F-16BM Fighting Falcon. Stephen Kilvington

General Dynamics (Fokker) F-16AM Fighting Falcon. Pawel Trzaska

General Dynamics (Fokker) F-16AM Fighting Falcon. Rainer Mueller

General Dynamics (Fokker) F-16AM Fighting Falcon. Ian Wright

McDonnell Douglas F / A-18A Hornet. Cecily McCarthy

Hawker Siddeley Falcão T1. Peter Tonna

Lockheed F-16AM Fighting Falcon. Wim Callaert

LTV A-7E Corsair II. Dimitris

LTV A-7E Corsair II. Wim Houquet

McDonnell Douglas CF-188A Hornet (CF-18A). John Bradley

McDonnell Douglas F-4F Fantasma II. Gerhard Plomitzer

McDonnell Douglas RF-4EJ Kai Fantasma II. Dennis Chang

Mig-29 OVT. Leszek Kobusinski

Mikoyan-Gurevich MiG-29A (9-12a). Joerg Amann

Mikoyan-Gurevich MiG-21UMD. Chris Lofting

Mikoyan-Gurevich MiG-29. Max Bryansky - Russian Aviaphoto Equipe

Mikoyan Gurevich MiG-29. Vitaliy Gorbunov

Mikoyan Gurevich MiG-29OVT. Serge Bailleul - Air Equipe Images

Mirage 2000. Ron Kellenaers

Mirage 2000. Gary Shephard

Mitsubishi F-1. Dennis Chang

Northrop F-5N Tiger II. Rob Tabor

Northrop F5E TigerII. Leszek Kobusinski

Panavia Tornado ECR. Stephan T.

Panavia Tornado ECR. Mark Kwiatkowski

Panavia Tornado ECR. Maurice Hendriks - Imagens Afterburner

Panavia Tornado IDS. Ron Kellenaers

Panavia Tornado IDS. Joel Vogt

Saab JAS-39C Gripen. Wim Callaert

SABCA F-16AM Fighting Falcon. Jonathan Derden

Sukhoi Su-22UM3K. Andre Oferta

Sukhoi Su-30MKI. Slawek Krajniewski

 F-16CJ Fighting Falcon. Peter Smithson


Nenhum comentário:

Postar um comentário