quinta-feira, 5 de maio de 2016

Pintura Soviética - camuflagem de inverno

Pintura Soviética - camuflagem de inverno

Como geralmente é bom começar com uma boa base. Aqui modelo coberto com Mr. Surfacer.


Para chegar verde  soviético para a primeira etapa eu uso KHAKI DRAB XF-51 da Tamiya.


Para saturar modelo aplico fina camada de RLM 82 de Gunze H. É um bom momento para marcar primeiro, sombras substanciais (por exemplo, abaixo do pára-lamas).





Com mista RLM04 e RLM82 de Gunze H (cerca de 50/50) foi colocado em primeiro lugar grandes destaques em superfícies externas.
Antigamente  usava  uma  tinta  comercial  para  pintura  de quadros  negros - o verde quadro negro da firma Coral, como nunca mais achei a tinta, abandonei o seu  uso, se você  tiver  a Humbrol 114 Matt Russian Green tambem serve.
 


Para o próximo destaques Eu uso mistura de usado anteriormente RLM04, RLM82 e branca  XF-2 de Tamiya (cerca de 33/33/33). Eu coloquei essa cor apenas com partes convexas como cubos de rodas, escotilhas, portas de armas etc.


Também cúpula do comandante é pintada em semelhante método. Depois  eu cobro o modelo com laca brilhante e coloco os decalques. Devido a ações posteriores é recomendado o uso de laca de alta qualidade como Clear X-22 da Tamiya.
Também pode-se  usar  o Verniz Brilhante Windsor and Newton ou o Acrilex Brilante para pintura que é mais comum por aqui. 


Neste exemplo, camuflagem de inverno é feito com uso da técnica de spray de cabelo popular.
O que eu uso para ele é:
-a laca mais barato que eu poderia encontrar
-Matt branco Humbrol 34 diluído com Gunze Thinner ou Tempo 2001, uma  escova de dentes velha e dois tamanhos diferentes de pincéis duros.


O primeiro passo é cobrir modelo com spray de cabelo popular ( este  roubei da Amanda mas  o Aspa Hair Spray é  bem barato e vende  em qualquer lojas americanas por menos de 12 reais - vide link ).
 
Para chegar camada de igual e correta do branco e ideal é bom para usar o aerografo. Cuidado se usar Tamiya ela seca rápido, então vamos começar com tinta branca . Eu recomendo usar esmalte, pois seca com mais tempo e é mais fácil de controlar resultados, enquanto arranhar a pintura. É importante colocá-la em uma camada fina.
 




Não existe apenas um caminho certo para raspar tinta. Você vai molhar  os pinceis para  fazer os  efeitos e ir arranhando  a pintura e  ir retirando  o spray  e  com  isto a  tinta banca  junto.
Outro meio é colocar modelo de todo na água e mantê-lo lá por tempo e ir  passando o pincel ou memso usar pincel seco retirando   por  abrasão a  tinta, pode usar diferentes ferramentas, pincéis, palitos, etc. O mais importante é obter alguma prática.




Neste momento, podemos acrescentar algumas pequenas lascas de tinta básica com pedaço de esponja.
 
O   Modelista Marcus Serra ensina com maestria  esta  técnica neste link



Para diversificar o resultado de camuflagem de inverno, podemos acrescentar algumas áreas de fusão e vazamentos de tinta verde na  inverno. Para eles eu uso tintas acrílicas fortemente diluídas proporção 15/1- Tropical Tan 2 e branco da vida colorida.
 
As usadas  foram Life color mas qualquer  uma de  boa  qualidade  serve - Mural color - Acrilex etc 
 





No fim para garantir resultado cobre com verniz brilhante, será boa base para os demais desgastes e  os decais . Mas este é um assunto para a próxima vez.

Um comentário:

  1. ola, monto militaria e gostei da sua tecnica, vc teria um site que mostra as tecnicas de pintura

    ResponderExcluir