terça-feira, 8 de novembro de 2016

COMO FAZER FACILMENTE ARAME FARPADO


Há muitas maneiras diferentes de fazer arames farpados para dioramas e cenários de  de guerra.
Para quem faz dioramas um item que  geralmente ciando dor de cabeça e  que  quase sempre é necessário ser incluído em um diorama é  o ARAME FARPADO. 

Mas  eu tenho  um projeto parado  fazem anos, que  é  uma cena de um combate na guerra  de trincheiras da primeira guerra mundial (vide abaixo), e o que sempre me  desestimulou foi  fazer   um monte de arame farpado.
 Os campos de arrame farpado se extndiam por centenas de metros, de cada lado do front.






 E os esquemas de campos  de  aramer era variados, geralmente combiando todos  os  esquemas na frente  do campo de cada adversário, veja alguns esquemas abaixo.











 Os esquemas eram tantos  que  geralmente as  barragens de artilharia antes de  ataques  visavam mais  arrebemtar estes campos  de arame, do que destruir defesas.




Mas sabemos  que historicamente os resultados dos ataques dos exercitos nestes campos eram geralmente, mortais ao pobre infante que atacava estes campos mortais.




Eu já vi modelista usar Photo-etched, e que alem de  um efeito achatado  é  muito caro, para vocês verem cliquem aqui para ver o preço, alem da quantidade  que vem ser ínfima, já vi modelista  fazer com arame, e já vi até fazer com linha e arame, usando um carretel de linha,  em uma técnica  meio complicada.


Mas hoje mexendo com a tela  de arame de um post anterior, comecei a imaginar  usar ela como arame  farpado.

Mas a tela de arame é cruzada fio sobre fio, e ao cortar você desmancha ela  e  ela  se desfaz, e fica imprestável.



Ai me lembrei da tela  usada  para tapar janelas para evitar entrada de mosquitos, a famosa  tela de mosquiteiro.
Eu tentei-o pela primeira vez e, talvez há mais truques e melhores variações, mas a minha primeira tentativa saiu tão bem que eu acho que vale a pena um tutorial.



Fui na loja  de ferragens aqui perto e comprei 1 metro por R$10,00 (8/11/16), preço  que também é vendido em loja grande, veja aqui

Pra efeitos de comparação  o tamanho que  usei  foi este aí abaixo. Vá e compare o tamanho com a escala de seu diorama e seus modelos, pois é necessário um compromisso entre aparência e dimensões realistas, um arame farpado perfeito em escala 1/72 seria muito pequeno e quase impossível de fazer.


 A tela é razoavelmente maleável, bem melhor  que  a metálica.
Fazendo o arame farpado.

Pegue o pedaço de tal  do tamanho do arame  que  você quer produzir, neste caso  vou fazer apenas com  um pedaço pequeno para demonstrar a técnica.

Coloque  em cima de uma superfície dura e vá cortando com  um estilete afiado.


 Comece a cortar uma tira de mosquiteiro, deixando apenas pequenos pedaços de a malha salientes em ambos os lados.

Eventualmente pode ser necessário cortar,   alguns dos bits salientes se forem demasiado longos.



Desta forma, já se tem uma boa  tira de arame farpado, para se encaixar  bem com um cenário.

Com mais um trabalho preciso, podemos cortar e moldar a ponta dos espinhos apontando, em vez de deixá-los planos, neste caso, é melhor cortar a faixa inicial com pedaços mais salientes.



Esse reforço de detalhamento pode demorar mais tempo e mais precisão, você precisa de um bom cortador (eu uso bisturis),  e estar  com bons olhos ou lentes de aumento e mão firme. (... E muito pedantismo ;-).

Depende de quanto detalhando que você quer, e quanto arame farpado que você precisa também, cabe a você escolher o adicional detalhando vale a pena ou não.

De qualquer forma, quando você encontrar o caminho certo para fazer deslizar a tira sobre a placa de corte, mantendo-o deitado sob você dedos, o trabalho se revela bastante fácil.

Eu conseguiu cortar estes espinhos de pontas em ambos os lados de cerca de 50 centímetros de fio   em menos de 15 minutos.

Abaixo esta é a diferença entre a base e as versões melhoradas, sem pintura ainda.
 
Nos dois casos abaixo com os fios pintados diferentes  a diferença somente se você olhar bem e de perto.

 Neste ponto, eu pintei o arame farpado (pintura metal escuro acrílico), antes de ir mais longe, mas você pode deixá-la áspera e também pintar tudo no final.

Moldando o arame farpado

Se nós apenas cortar a fita do nosso arame farpado vai ficar uma aparência falsa e em poucos  ficavam colocados linha reta, por isso temos de moldá-lo para o prender, pode haver diferentes maneiras de fazer isso.

Neste caso eu torci o fio em torno de si mesmo primeiro e enrole em torno  um pincel grosso prendendo a ponta com uma garra daquelas tipo pólo que usamos em modelismo, vide foto, depois, como geralmente é feito usando fios metálicos ou cabos elétricos vá enrolando .

Mas é necessário aquecer e esfriar a tira de plástico, enquanto  enroladas para mantê-lo na forma correta, caso contrário ele pode desenrolar-se e voltar a torcer uma vez liberado  da garra.


Os espinhos do arame  nunca são alinhados, com a mesma técnica descrito acima pegue  em  uma das pontas com a outra ainda presa e torça  para  um lado e aqueça. 


Então eu torço a tira sobre si mesmo antes de enrolá-lo de novo em torno do pincel, isso para evitar que os espinhos saem todos alinhados perfeitamente.

Neste ponto eu rolei a tira em torno do pólo pincel como uma espiral.


Finalmente você vai terminar a fita de seu arame, prenda com outra garra a outra extremidade da tira.

A faixa não deve ser enrolado apertado, eventualmente, é melhor perder um pouco do tempo todo   enrolando e torcendo para ambos os lados para evitar que ao tirar ele fique desenrolando.

Agora temos que aquecer e resfriar o plástico para dar-lhe a forma.

Existem diferentes maneiras de fazer  o plástico amolecer com o calor, e resfriando-o, o que vai depois de endurecido de volta fica mantendo a forma.

Eu usei um secador de cabelo para aquecer o fio, mas você também pode usar o calor de, água quente ou fervendo, e até mesmo uma chama.

É importante que o foco de calor de plástico, aqueça mas não deve derreter  a superfície amolecendo o plástico.

Não é preciso muito para esfriar a tira, devido que é bem fino, é só colocá-lo fora da janela alguns minutos em um dia frio.

Caso contrário, na geladeira ou em água fria.

Agora nós podemos remover o nosso arame farpado do pincel.

Para obter um fio emaranhado você pode simplesmente desenrolá-lo, ele terá perdido é linearidade.

Para um arame farpado em forma de espiral é necessário mais cuidado e atenção durante o lançamento no diorama para manter a forma.


Por vezes, o fio pode ficar ligado ao pincel, se o plástico ter sido aquecido demais ou se tiver sido pintado e a cor ficar colada sobre o pincel.

Neste caso, temos que separá-lo suavemente empurrando para cima e para baixo, todo o caminho longo ou em pequenos pedaços  usando uma ferramenta lisa, se necessário.


Nem sempre é fácil para manter a forma de espiral   enquanto liberá-lo a partir do pincel, a mesma coisa relativa à aproximação aleatória dos espinhos mencionados antes.

O plástico é elástico e tende a desenrolar e retornar na mesma forma do anterior, não é tão fácil como fazer uma espiral com fio de metal ou de fios de cabos elétricos.

A formação contínua depende do tipo de plástico e por nosso processo "termoformagem" (calor e modelagem cool).

Uma coisa que ajuda a manter o formato é fixar logo no diorama  ou com  cola de cianoacrilato ou com um pouco de arame  entre ele e o solo do diorama.


De qualquer forma, em casos difíceis com paciência, pinças e um pouco de cola pode colocar um bom numero de  espiral regular sem ficar  desenrolando ou embaraçando.

Você apenas tem que colar os pináculos na base um de cada vez, enquanto liberando-as do pincel, em vez de liberar toda a espiral em toda a sua extensão.

Claro outro tipo de redes pode ser usado, talvez ainda menor como o "tule" de véus de noiva, seria um trabalho mais preciso, mas os resultados seriam muito perto do 1/72, que não é a escala de meus trabalhos.

De qualquer forma, qualquer tela que você quer usar deve ser fácil de cortar, e a malha tem que ser bem fixa ou soldada, se é simplesmente trançado, obviamente, ela não pode se trabalhar.

AVISO!
Talvez é inútil e óbvia, mas é sempre bom lembrar que ter cuidado usando cortadores ou bisturis, chamas ou qualquer coisa que poderia ferir.

Abaixo as fotos dos primeiros obstáculos  que comecei a fazer  com os arames obtidos com esta técnica. 















Até a proxima!
JG

5 comentários:

  1. JG, sensacional essa sacada que vc teve!!! Serei eternamente grato por vc compartilhar isso, agora já posso desengavetar alguns projetos. Obrigado, Humberto.

    ResponderExcluir
  2. Show amigo! esta dica foi super! abrs

    ResponderExcluir
  3. Agradecido! Montei uma peça na escala 1:64 e você resolveu o arame farpado! Valeu!!!!!

    ResponderExcluir